em

Projeto Caminhos de Ferro teve aceitação de mais de 94% em PG

A Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), proporcionou uma experiência turística inédita aos munícipes nos três últimos finais de semana. Os passeios do projeto Caminhos de Ferro aconteceram nos dias 30 de junho e 1º, 7, 8, 14 e 15 de julho e levaram centenas de ponta-grossenses à estação Desvio Ribas para viajar de trem.

Segundo o presidente da Fundação, Edgar Hampf, em todos os passeios foram entregues questionários avaliativos para os passageiros e a aceitação foi muito alta. “Dos 300 entrevistados, 97,3% acreditam no potencial do turismo ferroviário em Ponta Grossa. Ainda levantamos que 94,5% indicariam a experiência para familiares, amigos e conhecidos, ou seja, temos um índice de excelência elevado”, analisa Hampf.

Para o vice-presidente da ABPF, Marlon Ilg, a iniciativa do projeto Caminhos de Ferro foi muito boa. “A cidade de Ponta Grossa apresenta um potencial ferroviário nato, a prova disso é que a cada final de semana cerca de 1200 pessoas passearam de trem. Outro ponto interessante a ressaltar é que pontos turísticos do município já chamam atenção por si só, como o Parque de Vila Velha, o que de uma certa forma facilita a implantação de um novo produto turístico em Ponta Grossa”, comenta Ilg.

Outra curiosidade que chamou a atenção foi a idade média dos passageiros. “Nós pensávamos que o turismo ferroviário seria para pessoas de idade, saudosistas, de jeito nenhum. 55% de todas as pessoas que participaram da experiência têm entre 18 e 40 anos; são jovens e pessoas pela sua idade que não tiveram a oportunidade de usar o transporte ferroviário quando tínhamos na cidade e até trens turísticos em Ponta Grossa. Outro dado interessante é que 70% das pessoas que participaram dessa experiência nunca tinham andado de trem”, exalta o presidente da Fundação.

A pesquisa ainda levantou que 81% do total de entrevistados residem em Ponta Grossa, 8% em outras cidades fora da região, 6% são da região dos Campos Gerais e 5% de Curitiba. “Temos um espectro muito grande e uma resposta acima do esperado. Sabemos que é preciso melhorar os serviços prestados nas estações, os locais para embarque e desembarque e a regularidade do trem, entre outras situações. São questões que serão revistas nas próximas oportunidades quando voltarmos com ações destinadas ao turismo ferroviário”, declara Edgar.

Para a Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) a experiência foi muito bem-sucedida. “Nós acreditávamos que teríamos uma faixa de aceitação em torno de 50% e isso foi amplamente superado. Ainda temos um grande caminho, mas vimos um potencial que deve e vai ser explorado em Ponta Grossa, seja nos passeios eventuais ou de outras maneiras que já estão sendo trabalhadas e detalhadas em um período bastante curto”, acredita o presidente da Fundação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.