em

Projeto capacita atendimento a vítimas de violência no HU

O Projeto de Extensão 'Assessoria para a Implantação do Protocolo de Atendimento às Vítimas de Violência Intrafamiliar no Hospital Universitário Regional Wallace Thadeu de Mello e Silva', vinculado ao Núcleo de Ensino, Pesquisa, Extensão e Assessoria na área da Infância e Adolescência (Nepia), do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realizou na sexta-feira (15), no HU-UEPG, uma capacitação para os profissionais do hospital, sobre o acolhimento e atendimento humanizado; e privacidade e sigilo durante o atendimento de vítimas de violência. O conteúdo foi ministrado pela assistente social da Secretaria de Saúde de Telêmaco Borba, Bibiana Maria Gil Copetti Santos.

 De acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH 2015), o acolhimento deve comparecer e sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/ populações. "Como valor das práticas de saúde, o acolhimento é construído de forma coletiva, a partir da análise dos processos de trabalho. Tem como objetivo a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo entre as equipes/serviços, trabalhador/equipes e usuário com sua rede socioafetiva”.

A coordenadora do Nepia, Cleide Lavoratti, ressalta ainda a importância de uma atuação ética profissional no atendimento às pessoas em situação de violência intrafamiliar. Segundo ela, o encontro de capacitação se constituiu como a quinta reunião de um total de sete (capacitações, oficinas e reuniões) que visa discutir temas relevantes ao enfrentamento às violências no âmbito da saúde.

Encontros

Durante 2017, foram realizados encontros com as seguintes temáticas: os sentimentos geradores no atendimento às vítimas de violência; fluxos de atendimento; trabalho interdisciplinar em rede; exames clínicos e ginecológicos; e contracepção de emergência, entre outros. Para 2018, estão previstas mais duas capacitações que discutirão o acompanhamento social; e psicológico e a abordagem com familiares e supostos agressores.

 

Capacitação foi realizada na sexta para toda a equipe do Hospital Universitário

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.