em

Projeto Caramuru embala a Superliga em Ponta Grossa

Ponta Grossa hoje tem espaço na Superliga de Voleibol, onde o público local tem a real oportunidade de presenciar o que há de melhor no volei nacional, graças a uma iniciativa do prefeito Marcelo Rangel, no início de 2017, que viabilizou o projeto Caramuru Vôlei para a cidade. Na verdade, Fabio Sambaio e Odilon Zimmermann são os fundadores da Associação Caramuru Vôlei.

Fábio atua na quadra como técnico, enquanto Odilon cuida do escritório da equipe. Tudo por motivação e o amor pelo vôlei, transformando o que era sonho em um ideal de vida. Ambos formados em Educação Física, primos e entusiastas do esporte, optaram por tornar o trabalho o caminho para a realização de um sonho que virou realidade. Hoje, ambos estão a frente de uma equipe masculina de voleibol, que disputa a competição de mais alto nível no mundo, a Superliga.

Mas, tudo começou há algum tempo, quando eram dois técnicos que só queriam ensinar vôlei às crianças no ginásio no município vizinho de Castro. Com o tempo, a ideia cresceu até se formatar uma equipe no cenário esportivo nacional. “Antes, eu e o Fábio fazíamos tudo, desde treinar, captar recursos, limpar e fazer pequenos reparos no ginásio. Hoje vivemos outro momento, com muitos colaboradores”, contou Odilon Zimmermann, gestor comercial e de marketing do Caramuru. “Hoje coordenamos as atividades de quase duzentos atletas. São adolescentes e adultos, nas categorias feminina e masculina. Todos vindos das mais variadas partes do país, desde o Acre até o Rio Grande do Sul. Jovens e adultos que deixaram suas famílias e engajaram-se a uma vida que, basicamente, gira em torno do esporte”, completou.

Para os fundadores que conduzem o Caramuru Vôlei, as metas são estabelecidas dentro e fora de quadra, com muito foco e trabalho em busca de um objetivo: a ascensão do clube no vôlei nacional. Mas para isso, mais pessoas precisam ser imbuídas dos mesmos planos, para que um grupo unido e fortalecido seja capaz de superar cada vez mais obstáculos.

Prestes a completar um ano de atividade em Ponta Grossa, o Caramuru Vôlei ultrapassou mais uma importante barreira. Pela primeira vez na sua história, o clube partiu para uma pré-temporada fora do país. Na Argentina, no fim de setembro, atletas e comissão técnica vivenciaram uma escola diferente do voleibol e prepararam-se em quatro amistosos contra o UPCN, time da cidade de San Juan, terceiro colocado no mundial de clubes de 2017. Para o técnico Fábio Sampaio, foi uma oportunidade única para aprender mais e vivenciar um voleibol de nível mundial. “Vivemos um momento ímpar, nos firmamos em Ponta Grossa e selamos esse primeiro aniversário projetando o nome da nossa cidade para fora do Brasil”, destacou.

Trabalho com foco no alto rendimento

O que parecia um sonho foi se tornando cada vez mais realidade. Desde a temporada 15/16, o clube vem participando da Superliga. O evento reúne os principais clubes do país, atletas de altíssimo nível, que integram a seleção brasileira e que possuem salários milionários. Com muito mais modéstia, o Caramuru vem se transformando e hoje é referência no país.

Com esse propósito e uma equipe altamente competitiva, o Caramuru parte em busca de mais um objetivo: os playoffs da Superliga. Prevista para iniciar em outubro e com o jogo de estreia em casa, no dia 27 contra a equipe do Taubaté, a Superliga 2018/19 reunirá 12 clubes. Este ano, a grande aposta do Caramuru está numa equipe mais madura.

Para Sampaio, a manutenção de alguns atletas e a contratação de outros levou em conta a necessidade de um perfil diferente das outras edições. “São atletas experientes em importantes competições e que já estão habituados com a necessidade da tomada de decisão rápida, essencial nas grandes disputas”, destaca.

Decisão do Estadual

Neste sábado (20), o Caramuru Vôlei busca o título do Campeonato Paranaense, às 18h, em Maringá, no ginásio Chico Neto, contra a equipe da casa. No primeiro confronto, na Arena Multiuso, o Tigre venceu por 3 sets a 1. Caso o Maringá vença a partida, haverá um golden set para definir o campeão da temporada.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.