em

Projeto da UHE Tibagi Montante é apresentado a professoras

Professoras de toda a Rede Municipal da sede assistiram a uma palestra com representantes da Usina Hidrelétrica (UHE) Tibagi Montante para conhecer os aspectos gerais da obra, desde a construção até os investimentos e projetos para amenizar os impactos sociais e ambientais que são desenvolvidos.

O público pode conhecer uma série de programas que o empreendimento precisa desenvolver paralelamente a obra, e que foram pré-definidos no processo de licenciamento ambiental, para que possa dar andamento ao projeto. Um deles é a Educação Ambiental. 

Como parte desse programa, a cada semestre é realizada uma atividade com os alunos da rede municipal de ensino. No mês de junho, através de uma parceria com as Secretarias de Educação e Cultura e Meio Ambiente, foi apresentada em todas as escolas da rede municipal, a peça teatral "O Meio Ambiente Somos Nós", alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho.

Para Paulo Burian, da Soma, empresa que presta assessoria ambiental para a Tibagi Montante, as professoras são um ótimo canal para passar as informações. "Hoje aqui é uma forma de difundir a informação. E os professores são os melhores atores nesse sentido, por exemplo, os alunos podem trazer dúvidas dos pais e colocam na sala de aula e levam para casa depois. E também tirar dúvidas dos próprios professores, esclarecendo questionamentos", disse.

Alexandre Piló, gerente de meio ambiente da Tibagi Energia, destaca que entre os pontos positivos da obra, está a geração de emprego para 250 tibagianos e a antecipação da subestação, que possibilitará uma maior disponibilidade de energia para Tibagi, que ficará pronta juntamente com a usina.

Alexandre, ainda ressalta a preocupação da empresa com a segurança do trabalho de seus funcionários. "Temos pouco acidentes de trabalho, o que é muito positivo, pois uma obra daquele porte é sempre arriscado. A gente preza muito a questão de segurança do trabalho", falou o gerente. 

A Concretizar Engenharia, empresa responsável pela obra da hidrelétrica também tem investido em capacitação e, em parceria com a Agência do Trabalhador, lançou os cursos de Noções de Alvenaria, Fundamentos da Carpintaria e Sinaleiros, com 145 vagas.

As professoras aprovaram a iniciativa. Como Zeni de Fátima Capote, da Escola Ida Viana, que aproveitou a oportunidade para sanar algumas dúvidas. "Foi interessante porque deu para tirar algumas dúvidas que nós tínhamos, até pelo senso comum de não saber como funcionava. Agora é mais fácil passar à informação correta para os alunos", contou a professora.

A professora Angela Maria Bueno, do CMEI Aquarela gostou da palestra, mas ainda gostaria de poder fazer uma visita à obra."A estrutura chama atenção, porque não temos noção de como é. Uma visita seria muito bom", afirmou.
No próximo dia 30, o encontro será com as professoras dos distritos de Caetano Mendes e São Bento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.