Cidades

Projeto de ampliação do Grupamento de Bombeiros é retomado

O processo licitatório deve ter início em 30 dias. (Foto: Fábio Matavelli)

O Governo do Paraná determinou na sexta-feira (12) a retomada do projeto de ampliação e reforma do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa. A Secretaria de Infraestrutura e Logística trata da retomada dos trabalhos, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária e a Paraná Edificações.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex o projeto foi esquecido e deixado para trás. “O primeiro passo agora foi a retomada dele para que ele seja atualizado e possamos por fim abrir o processo licitatório” explica o secretário. Segundo a secretaria os órgãos responsáveis acordaram que sejam elaborados e concluídos o Estudo de Viabilidade e o Termo de Referência dentro de 30 dias.

Para o secretário ainda não há como dar detalhes sobre o processo, “nós prevemos a ampliação e a reforma dos Bombeiros, mas como é um projeto, ainda pode sofrer mudanças”, explica. Nos projetos anteriores estavam previstas reformas no telhado, no vestiário e revisão da parte elétrica.

O imóvel utilizado pela corporação foi construído pela Prefeitura Municipal e cedida ao Estado em 1950 e recebeu sua ultima reforma significativa em 1970.

O projeto

Em 2009 o Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa parou de receber o Fundo de Reequipamento dos Bombeiros (Funrebom), uma taxa a qual era cobrada junto ao IPTU, e iria para manutenções dos quartéis. Desde então o Corpo de Bombeiros não tem mais verba própria.

Em 2013, o Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, realizou um processo licitatório para obra de construção de uma nova sede, mas elas foram paralisadas em função de problemas na execução do contrato. Em 2018 a Paraná Edificações iniciou novamente os trabalhos no projeto. Porém, mais uma vez foi preciso readequações no projeto o que inviabilizou que fosse dada sequência à licitação. (K.S.)