em

Projeto de concessão será encaminhado para a Alep em 60 dias

O governo do Estado vai encaminhar, dentro de 60 dias, para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o pedido para a lei de autorização que permite a concessão dos parques estaduais para a iniciativa privada. Entre eles está o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, e o Cânion do Guartelá, localizado em Castro.

A proposta, que deveria ter sido encaminhada em agosto, será levada ao conhecimento dos deputados estaduais somente após o período eleitoral, por decisão do próprio governo.

"A concessão já é uma decisão tomada pelo Estado. É algo que já está certo. No entanto, o governo tomou esta decisão de aguardar a eleição para então enviar mensagem à Assembleia. Assim que a proposta for enviada, daremos andamento ao edital de concessão com a realização de audiências públicas e demais processos", explica o secretário estadual de Esporte e Turismo, João Barbiero.

Desde que assumiu a pasta, em maio deste ano, Barbeiro vem concentrando esforços em torno da iniciativa. Para tanto, de lá para cá, ele tem promovido uma série de reuniões com lideranças empresariais e políticas abordando o tema.

"Tivemos uma série de discussões com os deputados, não apenas da base aliada ao governo, mas também da oposição, que têm concordado que a concessão é a melhor alternativa para promovermos a promoção do turismo e o desenvolvimento da região. Ainda tenho que conversar com algumas lideranças, mas de forma geral, a discussão está bem encaminhada e percebemos um grande apoio em torno da iniciativa", adianta.

A partir da lei autorizativa da Assembleia – caso a proposta seja aprovada pelo Legislativo – a Secretaria promoverá então o edital para proceder com a concessão do Parque Estadual de Vila Velha, do Cânion Guartelá, e do Parque do Monge, na Lapa.

Apoio

A Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), vinculada à Prefeitura Municipal, também se mostrou favorável à concessão de Vila Velha. "Algumas empresas já mostraram interesse na gestão do local, inclusive existe um projeto pronto. A expectativa é que o atrativo turístico seja melhor explorado e, com isso, atraia mais visitantes”, disse o presidente da Fumtur, Edgar Hampf.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.