em

Projeto de Esportes de Aventura na UEPG abre inscrições

A Coordenadoria de Recreação (CDR) do Departamento de Educação Física da UEPG abriu na segunda-feira (7) as inscrições para participar do projeto Esportes de Aventura na UEPG “PROESA 2019”. O projeto será desenvolvido através da oferta da prática de atividades esportivas, em dois grandes eixos: Natação em águas abertas/atividades de aventura e Esportes de Aventura ao ar livre/natureza.

O primeiro eixo foca em atividades com horário e local fixo na piscina do Campus Uvaranas da UEPG, alternando natação com outras atividades dentro do campus, que também proporcionará aos participantes a exploração/vivência do campus parque. O segundo eixo conta com atividades desenvolvidas na cidade e região, com cronograma previamente determinado, porém flexível. Esse eixo engloba atividades como rapel, mountain bike, trekking/hiking (caminhadas na natureza), caiaque, standup, rafting, técnicas de navegação com mapas e bússola, noções de primeiros socorros e técnicas básicas de mergulho.

A professora Danilla Icassatti Corazza é coordenadora do projeto que está nascendo agora e explica como surgiu a ideia de oferecer essas atividades à população. “A ideia surgiu a partir da observação da distância das pessoas deste tipo de prática e também da natureza! Participo do Campeonato Paranaense de Corrida de Aventura, que é um esporte que envolve várias modalidades, como mountain bike, trekking, caiaque, entre outros. Neste ambiente notei que é ainda mais difícil a prática, seja pelo custo dos equipamentos e das viagens, ou mesmo pela falta de conhecimento e informações sobre o esporte. Em relação aos nossos cursos de Educação Física da UEPG, onde sou docente, vem a ser mais uma oportunidade para nossos acadêmicos, enriquecendo ainda mais a formação profissional”, explica.

A organização do projeto destaca que não é necessário nenhum conhecimento prévio para participar das atividades, já que o objetivo da iniciativa é justamente oportunizar o conhecimento e participação em esportes de aventuras para iniciantes. Podem se inscrever no projeto qualquer pessoa a partir de 18 anos e sem idade limite. Para a inscrição, o participante precisará apresentar documentos (RG, CPF, comprovante de residência) e atestado médico que comprove que o proponente está apto a participar de atividades físicas e uso de piscina.

Também é recomendado que o participante tenha materiais prévios, como roupas para natação (maiô ou sunga), touca, óculos, e roupas confortáveis/tênis para as demais atividades físicas. Para a inscrição não é necessário ter bicicleta ou outros equipamentos.

Segundo a coordenadora do projeto, a combinação de esportes e natureza proporciona oportunidades para estímulos físicos, tanto para o desenvolvimento da saúde física como mental. “Com os esportes de aventura procuraremos estimular o desenvolvimento da aptidão funcional e da capacidade de lidar com situações que requerem adaptação, liderança, interação em grupo, estratégias de resolução de problemas, manejo do estresse e ansiedade, buscando o bem-estar e qualidade de vida dos participantes”, destaca Danilla.

As atividades acontecerão nas terças e quintas-feiras no horário de almoço (11h30 às 12h25 e 12h30 as 13h25). Nesses horários, as atividades serão natação, caiaque, snorkel, mergulho, trekking, MTB (caminhada e bike no campus), yoga e pilates.

A cada 15 dias acontecerá uma atividade “ao ar livre”, como rapel, trekking e caiaque (região alagados), rafting (Tibagi). Essas atividades terão custo mais baixo possível e o transporte será combinado entre o coordenador do projeto e participantes, procurando sempre selecionar as opções mais econômicas. Todas as atividades “ao ar livre” serão realizadas com seguro, feitos em parceria com a empresa “Aloha Mergulhos” e “Ecotrip Seguros”.

O projeto funcionará em parceria com a Cavali Pró Eventos, Os Pamonhas Extreme Adventure Race Team e a Aloha Mergulhos e Aventuras Ecológicas. As inscrições podem devem ser feitas diretamente na sede da CDR, no Campus Uvaranas da UEPG, custam R$ 30 e são válidas também para o próximo ano. As mensalidades têm o valor de R$ 80.

 

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.