em

Projeto desmistifica papel dos morcegos na região

O projeto Entre Campos: ciência e educação para a conservação realizou sua primeira ação direta nas comunidades do entorno do Parque Nacional dos Campos Gerais. No dia 15 de maio, uma equipe esteve na escola municipal Maria Eulina Santos Sheen e escola estadual Brasílio Antunes da Silveira, distrito de Itaiacoca, para apresentar a palestra 'Morcegos: quem conhece protege!', destinada a alunos na faixa etária entre 9 e 13 anos.

O objetivo da intervenção – coordenada pelo Prof. Dr. Henrique Ortêncio Filho, do Grupo de Estudos em Ecologia de Mamíferos e Educação Ambiental da Universidade Estadual de Maringá (UEM) – era desmitificar ideias negativas que as pessoas têm sobre esses mamíferos, explicando que, em verdade, eles desempenham importante papel ecológico, como a polinização de  plantas, a dispersão de sementes e o controle populacional de inseto, como besouros, mariposas, mosquitos e outros, pragas agrícolas e vetores de doenças. 

A curiosidade que mais despertou o interesse das crianças foi o pequeno número de espécies de morcegos que são hematófagas, isto é, que se alimentam de sangue de aves e de mamíferos: das mais de 1300 já catalogadas no mundo, apenas três possuem esse hábito.

O Prof. Henrique também destacou que no Brasil existem cerca de 175 espécies de morcegos, distribuídas por diferentes regiões e vivendo sob condições ambientais que vão desde florestas densas bem conservadas até grandes centros urbanos. Uma orientação importante dada foi a de que as crianças jamais tivessem contato manual com esses animais, ou mesmo com qualquer outro animal silvestre, para que assim evitem qualquer risco de agressão e de doenças.

Ação aconteceu em duas escolas do distrito de Itaiacoca. (Foto: ICMBIO/Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.