em

“Projeto do Ceasa deve ser apresentado em abril”, afirma Ivonei

O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivonei Afonso Vieira, conversou com a reportagem do jornal Diário dos Campos e fez uma avaliação dos trabalhos realizados pela secretaria e quais serão os novos desafios da pasta em 2019.

Estradas rurais

“Em todo o nosso planejamento nós queremos que tenha efetividade, eficácia e eficiência. Sempre trabalhamos com esses pilares para que tudo saia conforme o planejado. Trabalhamos com eficiência os recursos disponíveis no nosso orçamento e assim é feito na recuperação das estradas rurais do nosso município. Conseguimos a contratação de uma empresa terceirizada que recuperou mais de 200 km de estradas em 26 localidades, além disso, temos uma estrutura de maquinários que auxilia todo esse trabalho. Quando chove realmente fica complicado passar por esses locais, mas estamos lá sempre fiscalizando e atendendo os agricultores no que eles precisam. Esse ano iremos continuar recuperando as estradas, mas são mais de 1,2 mil km que temos nos distritos rurais, então é um processo demorado até atender toda a comunidade rural”

Feira Verde

“Um dos mais importantes trabalhos que temos atualmente é o Feira Verde. Conseguimos trabalhar diversos pontos através desse programa. O primeiro começa com o incentivo para a agricultura familiar. Atualmente, nós temos 161 produtores cadastrados e que fornecem alimentos que são trocados por materiais recicláveis pela população. Então nós os contratamos a cada seis meses e com isso acompanhamos como os alimentos são produzidos e a qualidade do que é entregue. Posso afirmar que são hortifrútis com um grau de produção muito bom e mesmo com o calor e falta de chuva que tivemos no final do ano passado, eles conseguiram manter a entrega dos produtos e abastecer o programa. Outro ponto importante do Feira Verde é a reciclagem dos materiais entregues. Em 2018, conseguimos coletar 2,9 mil toneladas de material nos 153 pontos de entrega e com isso foram 914 mil quilos de alimentos entregues e 79 mil famílias atendidas. São números que só demonstram a força e o impacto que esse projeto tem na vida das pessoas. Todo esse material acaba não indo para o aterro e isso é um ganho muito grande para o meio ambiente e para os recicladores que trabalham nas quatro associações, já que gera renda e emprego para várias famílias da cidade. E também trabalhamos a conscientização ambiental nas escolas municipais da cidade e já atendemos mais de 1,5 mil crianças”

Passe Verde

“Esse ano já implementamos o projeto ‘Passe Verde’ que é uma conquista muito boa para a população. Ponta Grossa é o primeiro município do Brasil a ter a opção de troca de material reciclável por passagens do transporte público. Então a cada oito quilos trocados no Feira Verde, a pessoa consegue uma passagem para o transporte. Conseguimos envolver em um programa muitos aspectos importantes para a família ponta-grossense, que vai desde o cuidado com o meio ambiente, incentivo aos agricultores, geração de renda e emprego para os recicladores e concede ainda uma passagem para o transporte público. Tenho certeza que é um dos trabalhos de destaque do governo Marcelo Rangel”

Ceasa

“O Ceasa (Centro de Distribuição Agroalimentar dos Campos Gerais) é uma solução muito boa para a cidade de Ponta Grossa. Quando eu fui secretário pela primeira vez em 2004, nós já tínhamos um projeto inicial para construir esse centro aqui na cidade, mas acabou não acontecendo. Em 2018, trabalhamos fortemente para que agora esse projeto seja efetivado. Estamos com uma equipe que está preparando tudo e tivemos algumas reuniões para decidir detalhes. A parceria é entre a Prefeitura de Ponta Grossa, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, o Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), o Ceasa Paraná e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O projeto do Ceasa deve ser apresentado em abril para o Governo do Estado e também para as autoridades municipais, além disso, queremos que as instituições que tem envolvimento com a área rural também avaliem o que vamos apresentar. Precisamos da ajuda de todos para que finalmente o Ceasa seja colocado em prática no nosso município. Fomos conhecer o Ceasa de Curitiba e entendermos como funciona a logística do local, mas queremos fazer aqui um centro moderno e digital e que com certeza irá servir de modelo para outras cidades. A partir do momento que apresentarmos o projeto para o governo estadual, conseguiremos ter uma programação de como poderá ser feito na cidade e corrigir algo se for necessário. Estamos estudando os locais mais adequados para a instalação da estrutura, equipamentos que precisam e outras questões. Assim conseguiremos saber qual a verba disponível para começarmos o projeto e qual um prazo razoável para isso acontecer. Outro grande plano que nós temos é a criação de uma cooperativa de produtores que possa se organizar e abastecer o Ceasa e outros locais que tenham demanda em Ponta Grossa e região dos Campos Gerais. É o melhor meio de fomento de comercialização dos produtos, pois a cooperativa capta toda essa produção e faz o planejamento para tornar o negócio lucrativo. Agora iremos trabalhar mais ainda para colocar em prática tudo que já temos, mas é um processo demorado, que tem que ser analisado minuciosamente para que não tenha falhas”

Comunidade

“Ano passado trabalhamos, principalmente, no conjunto Costa Rica com o projeto Horta Comunitária. Temos o objetivo de produzir de hortifrutigranjeiros com 60 famílias da comunidade, além disso, temos a ‘Horta em Casa’, que atendeu 86 comunidades, com 544 mil mudas entregues e 4,2 mil famílias atendidas. E por fim, o projeto pomar doméstico distribuiu 300 kits de mudas frutíferas em 31 comunidades e também sementes de milho. Então são essas ações que fazem a diferença, para que tenhamos resultados efetivos na produção agrícola aqui em Ponta Grossa”

Feira da Benjamin Constant

“A maioria dos produtores que estão no Feira Verde também estão na feira da Benjamin Constant. Estamos conversando com eles há algum tempo para melhorar o local e termos uma infraestrutura mais modernizada e padronizada. Estamos trabalhando para desenvolver uma logomarca para os feirantes, padronização das bancas e melhorar a passagem dos clientes. Nos próximos dias deve sair um decreto municipal com algumas adequações que devem ser seguidas no espaço e tudo isso será regulamentado. Nossos técnicos da secretaria visitaram algumas feiras em outras cidades para ver o que poderia ser feito aqui e assim adequarmos naquele local”

Desafios

“Nós podemos transformar novamente nosso município como referência na agricultura e pecuária no Estado. Nos últimos anos, as atividades da agricultura acabaram sendo ofuscadas por outros ramos e também teve o impacto das pessoas que saíram do campo e foram para a área urbana, mas nós não diminuímos nossa produção e acredito que deve ter mais investimentos nesse ano para que as plantações cresçam na nossa cidade. Com políticas públicas e vontade de continuar essa produção agrícola, nós só iremos fortalecer a agricultura em Ponta Grossa”

Secretário Ivonei fala do projeto do Ceasa em Ponta Grossa (fotos: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.