em

Projeto prevê construção de rua no meio do Calçadão

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas), José Carlos Loureiro Neto, confirmou para a reportagem do jornal Diário dos Campos que uma rua exclusiva para ônibus deverá ser aberta no Calçadão da Coronel Cláudio em Ponta Grossa, de acordo com um projeto que está sendo feito pelo governo municipal.

"Há algum tempo temos esse planejamento junto com a prefeitura para viabilizarmos essa obra. Um dos objetivos é diminuir a quilometragem dos ônibus que rodam na região central e precisam subir até a Vicente Machado e então irem para o terminal central", explica Loureiro. No mês de abril desse ano, a AMTT fez mudanças no trânsito de Ponta Grossa e implantou um novo binário nas ruas Bonifácio Vilela e Sete de Setembro. Com isso, os ônibus que passam pela Bonifácio Vilela devem ir até a avenida Vicente Machado para então descerem para o terminal central. "Como o fluxo de carros é intenso nessa avenida, por ser uma das principais da cidade, acaba que os ônibus levam mais tempo para chegar no terminal", explica.

Loureiro explica que o projeto prevê que a rua siga até a via que já existe ao lado da Estação Saudade para os ônibus entrarem por aquele lado no terminal central.

De acordo com o presidente do Sindilojas, a maioria dos lojistas do local aprovou a iniciativa, por concluírem que a rua trará mais segurança para os empresários. "Entendemos que com essa faixa exclusiva para os ônibus, quem poderá também circular são as equipes policiais para fazer ronda ali na região. É uma demanda antiga e acreditamos que um acesso facilitado para as viaturas monitorarem o Calçadão, o empresariado ficará mais tranquilo", revela Loureiro.

O presidente do Sindilojas afirma que, atualmente, a calçada do Calçadão tem 15 metros de largura e a nova rua terá 3,20 metros de largura. "Então terá espaço de sobra para as pessoas passearem pelas lojas e acreditamos que não atrapalhará o movimento para os lojistas", finaliza.

A assessoria de imprensa da Viação Campos Gerais (VCG) informou que sabe do projeto, mas que a iniciativa foi da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) de Ponta Grossa, para diminuir a quilometragem rodada pelos ônibus.

Já a AMTT, respondeu através da assessoria de imprensa da prefeitura que o projeto para a construção da rua está em fase de estudos e não poderia passar mais detalhes.

Rua passará no meio do calçadão para ajudar no fluxo dos ônibus (foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.