em

Projeto realiza semana de palestras para capacitar jovens

Na tarde desta segunda-feira (22), a Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG), iniciou a I Semana Integrada Adolescente Aprendiz (SIAAP), as atividades seguem até sexta-feira (26). Cerca de 250 jovens participarão de palestras específicas em serviços administrativos, que é o curso de capacitação dos aprendizes para a inserção no mercado de trabalho.

“A ideia da Semana Integrada de palestras é relacionar diversos temas com a teoria administrativa para que os aprendizes tenham uma visão mais ampla do conteúdo trabalhado, pois o serviço administrativo encontra-se interligado com os diversos ramos de empresas nas quais os aprendizes desenvolvem a capacitação prática”, destaca a secretária municipal de Políticas, Públicas Sociais e presidente da FASPG, Simone Kaminski.

O objetivo da semana também é de estimular os aprendizes a pensar nas profissões e na inter-relação destas com o meio ambiente, a tecnologia, as leis, as ciências, a política e principalmente na posição que cada um escolhe dentro da sociedade. “Despertar neles a prática pela busca de conhecimento em diversas áreas e mostrar que há uma ligação entre tais áreas. Fazendo assim uma semana de palestras com diversos convidados e acadêmicos de cursos de graduação. Esta semana é a base para que os mesmos possam atuar na prática nas empesas”, comenta a Assistente Social e Coordenadora do Programa Adolescente Aprendiz, Silvia Regina Kolachinski.

Sobre o programa Adolescente Aprendiz

É um programa de aprendizagem da FASPG que capacita adolescentes/jovens para encaminhá-los ao mercado de trabalho. São oriundos, em sua maioria, de famílias que fazem parte de programas sociais. Atualmente, 156 aprendizes, na faixa etária de 14 a 21 anos, estão inseridos no mercado de trabalho, distribuídos em 51 empresas de diversos ramos, porém todos fazem a capacitação prática em serviços administrativos acompanhando a capacitação teórica ministrada pelo Programa Adolescente Aprendiz.

A capacitação teórica (Programa Adolescente Aprendiz) mais a capacitação prática (Empresas) totalizam 20 horas semanais sendo quatro horas diárias. Todos os aprendizes devem estar matriculados e frequentando a rede pública de ensino. Os encaminhamentos para novas vagas são através dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAR) e Centre de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.