Cidades

Projeto resgata o cultivo de plantas medicinais

A Escola Municipal Doutor Carlos Ribeiro de Macedo, na Vila São Francisco, em Uvaranas, vem trabalhando com seus alunos o tema plantas medicinais em suas aulas. A atividade faz parte do projeto “Tem cheirinho de chá no ar: um olhar pedagógico ao resgate e à valorização das plantas que curam”, realizado pela professora Sheila de Oliveira com o 4º ano do Ensino Fundamental. A ideia é compreender as raízes históricas do uso das plantas pelas comunidades, realizando o plantio e todo estudo científico de suas propriedades medicinais.

Para isso, a turma conta com o apoio técnico do curso de Farmácia da UEPG. Realizado dentro da disciplina de Conhecimentos Naturais, o projeto foi também inscrito no Programa Agrinho, realizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar. Além de estimular o conhecimento, o projeto atende a comunidade escolar, moradores próximos da escola e familiares das crianças.

Por meio do cultivo e estudo, o projeto busca despertar nos alunos o desejo de conhecer tudo o que a natureza proporciona no mundo das plantas com valores medicinais, demonstrando a riqueza da biodiversidade brasileira. “Valorizar esse conhecimento e compreender as propriedades medicinais de várias plantas, bem como seus possíveis efeitos tóxicos, é o propósito maior das ações pedagógicas”, conta a professora Sheila.