em

Prolar inicia recadastro de 19 mil pessoas na segunda-feira

A Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar) inicia na segunda-feira (16) a liberação de senhas para o recadastramento da população atendida pelos programas de habitação do município. De acordo com o presidente da Prolar, Dino Schrutt, esse tipo de procedimento é realizado sempre que ocorrem mudanças nas regras do programa, ou quando ocorrem quaisquer atualizações no sistema para aquisição de imóveis.

“O principal objetivo é coibir fraudes, mas também manter um banco de dados confiável a respeito do número de pessoas que mudaram de endereço, faleceram ou mudaram seu perfil, para que a realidade da demanda por habitação seja conhecida”, explica Sdrutt.

Segundo ele, atualmente há uma nova perspectiva do programa Minha Casa Minha Vida, e dos programas do município como o Lote da Família e a regularização fundiária. A atualização da base de dados se mostra necessária também em virtude da atualização do Plano Municipal de Habitação.

“Precisamos destacar a importância desses dados, porque servem de regra para o planejamento pelos próximos anos. Como o município está finalizando o Plano Diretor, o Plano Municipal de Habitação e fechando a captação de recursos para o próximo ano, essas informações servirão para que saibamos a viabilidade dos empreendimentos”, explica Dino Schrutt.

 

Base de dados

O recadastramento deve fornecer subsídios para que a prefeitura programe oferta adequada de abastecimento de água, esgoto, iluminação, transporte, educação, saúde, segurança pública e demais serviços. “O serviço da Prolar é 100% auditável e estará disponível online após o término. Qualquer um poderá acessar seu cadastro”, diz Dino, reforçando a transparência que a companhia adota para garantir de forma justa a moradia a um maior número de pessoas.

 

Também haverá novas inscrições

A partir de segunda-feira (16), todas as pessoas que estejam cadastradas e à espera de um imóvel, e também aquelas que queiram se inscrever pela primeira vez em programa da companhia, deve ir até a sede da Prolar – no edifício Guaíra, esquina da rua Balduíno Taques com Dr. Colares. No local será disponibilizada uma senha e agendamento para atualização do cadastro. A senha também poderá ser gerada pelo site da Prolar (prolarpmpg.com.br). O recadastro, propriamente dito, inicia dia 23 e a documentação será informada no dia, ou por meio do site.

Qualquer cidadão com renda bruta mensal de até R$ 5 mil pode ser inscrito na Prolar, incluindo pessoas de outros municípios que acabaram de se mudar para Ponta Grossa. Até junho havia 19 mil famílias no cadastro. A previsão é que a atualização mostra uma variação de até 10% para mais ou para menos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.