em

Prolar já aplica técnicas de compliance

Na última semana, o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) anunciou que a Prefeitura de Ponta Grossa dará início à implantação do Programa de Compliance, sendo a primeira Prefeitura do país a colocar em prática tal projeto, que constava no plano de governo de Rangel à Prefeitura de Ponta Grossa.
O trabalho que inicia a partir de agora em todas as secretarias da Prefeitura, conforme organograma estipulado pela Controladoria-Geral do Município, já começou a ganhar forma ainda no ano passado pela Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar). "A implantação do compliance já era uma determinação do prefeito e como a Prolar é um órgão descentralizado com estrutura menor, mas com todo os setores de uma estrutura tradicional da Prefeitura, optou-se por desenvolver este projeto inicialmente na Companhia", explica o diretor-presidente da Prolar, Dino Athos Schrut.
De acordo com ele, o maior desafio é tornar mais transparente todas as etapas do serviço na administração pública. "O compliance já está muito em voga no setor privado, e percebemos que na administração pública, quando criamos certos procedimentos, também conseguimos tornar o serviço mais eficiente e transparente", expõe, ressaltando que o trabalho teve o apoio da Controladoria-Geral do Município, com a troca de informações.
Segundo Schrut, na Prolar, as técnicas de compliance estão em fase inicial de aplicação e acontecem com foco em três principais eixos: compras públicas, atendimento ao público e relacionamentos internos. Para ele, um dos maiores avanços conquistados é que o tempo de espera entre a retirada da senha e o atendimento ao público caiu em 10%.
Conforme o controlador-geral Lauro Costa, os resultados adquiridos com o compliance na Prolar contribuíram para a formulação do projeto a ser aplicado na Prefeitura como um todo. "Assim como em instituições privadas, onde o compliance já é utilizado a bastante tempo, em Ponta Grossa o trabalho iniciou dentro de um departamento, neste caso a Prolar, para que pudéssemos compreender o funcionamento de fato na prática, para assim ampliar o sistema".

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.