em

Proporcionalmente, Paraná é o estado do Brasil com maior número de leitos do SUS

 

Por Walter Téle Menechino

De forma proporcional em releação ao número de habitantes, o Paraná é o estado brasileiro com maior número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) do país. O Amapá é o que tem o menor número.

O Paraná, com 11.538.518 habitantes, conta com 3.603 leitos de UTI, sendo 2.303 para usuários do SUS – ou seja, cada 10 mil habitantes, são 2 leitos. Já no Amapá o índice é de 1,08 leito para o SUS para cada 10 mil habitantes.

Os dados foram extraídos de um documento produzido no primeiro dia deste mês por grupos de estudos sobre planos de saúde e empresariamento da saúde, compostos pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP e Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ.

O documento mostra que em relação ao total do número de leitos, em fevereiro deste ano o Brasil tinha 2,01 leitos por 1 mil habitantes, taxa menor do que a registrada em países como Itália (3,18), Espanha (2,97) e Inglaterra (2,81).

Observa ainda que “apenas parte da capacidade hospitalar instalada no país está disponível para o atendimento universal, já que 31% dos leitos são destinados ao atendimento de clientes dos planos de saúde e particulares. A segmentação da oferta de leitos é peculiar porque, na rede SUS, 21.5% dos leitos são de natureza privada e 64% são filantrópicos. Ou seja, um mesmo hospital pode, no Brasil, vincular-se simultaneamente ao SUS e aos planos privados”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.