em

Quais as funções do condicionador de solo?

A degradação das terras para plantação é uma situação crescente em todo o planeta. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, aproximadamente 33% das terras estão moderadamente ou seriamente degradadas. Entre os principais motivos para esta condição estão a erosão – não só por processos naturais, mas também por conta da ação do homem; a poluição química por insumos como herbicidas e inseticidas; a compactação por conta da manipulação excessiva; e a salinização por conta do manejo inadequado.

Condicionador de solo na recuperação das terras

Esses processos podem ser revertidos com o uso do condicionador de solo. Estes compostos concentram matéria orgânica em alta quantidade combinada à ácidos fúlvicos e húmicos. Juntos, estes elementos têm a capacidade de atuar no resgate da fertilidade da terra.

Os ácidos húmicos e fúlvicos são os componentes principais da matéria orgânica e trazem uma série de benefícios às lavouras. Eles ajudam a regular o fluxo de nutrientes e os processos do solo. Isso influencia diretamente no crescimento saudável das plantas, já que o solo fica mais "fofo" e aerado, menos denso. Além disso, atuam no crescimento e metabolismo das plantas.

Mas qual o efeito em cada tipo de planta? Essa resposta depende de diversos fatores, como o tipo da planta, a dose de condicionador utilizada, a área, entre outros, podendo algumas culturas perceberem diferentes níveis de benefícios se comparadas à outras. Antes do uso em grande quantidade, recomenda-se um estudo prévio do solo, que fornecerá dados importantes sobre as necessidades daquela terra e como o condicionador pode trazer ganhos para a plantação.

E nas plantações de menor porte, como este composto atua? Seja para gramados, árvores, pomares, hortas, e assim em diante, o condicionador dá suporte ao solo e auxilia na nutrição das plantas, melhorando também a circulação de ar e drenagem em áreas de menor escala. Também não costuma requerer a combinação do uso de qualquer outro produto para este fim.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.