em

Quais são os alimentos indicados para o combate à depressão?

A depressão é caracterizada como um distúrbio afetivo e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atinge mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades no mundo. No Brasil, a estimativa é que 5,8% da população tenha a doença. Curiosamente, a alimentação pode ser uma aliada no combate e tratamento a depressão.

De acordo com o médico especialista em medicina laboratorial e pós-graduado em Nutrologia, Roberto Franco do Amaral, a alimentação é fundamental no controle da depressão e da ansiedade, pois está diretamente relacionada à produção de três neurotransmissores responsáveis pelo bom humor: a serotonina, a dopamina e o triptofano.

Ele comenta que está comprovada a ligação entre o funcionamento do intestino e a liberação desses neurotransmissores pelo cérebro. Por exemplo, 70% da produção de serotonina, conhecido como neurotransmissor do prazer, é formado a partir do ambiente intestinal. Ou seja, existem alimentos que devem ser priorizados para que os neurotransmissores sejam ativados e deem a sensação de alegria e os que são contraindicados.

Entrevista

Para conhecer quais são esses alimentos, o profissional concedeu uma entrevista completa ao Canal Coma Bem, uma iniciativa que conversa com a sociedade por meio do Youtube, sites e redes sociais.  Para conferir, acesse youtube.com/watch?v=5BSSxLSW_Bk.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.