Geral

Qualidade das águas continua boa no litoral e no interior

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou nesta sexta (15) o nono boletim de balneabilidade desta temporada. De acordo com a análise semanal, a qualidade das águas se mantém própria para banho na maioria dos locais avaliados. Ponta da Pita, em Antonina, e 10 rios, canais e galerias permanentemente impróprios são os únicos pontos que não estão recomendados para banho.

Segundo a diretora de monitoramento ambiental e controle da poluição do IAP, Ivonete Coelho da Silva Chaves, a qualidade das águas do litoral e interior tende a se manter por conta do fluxo de pessoas que vem diminuindo nesses locais.

Ao todo, são monitorados semanalmente 49 pontos na região – 13 em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina.

Além dos 49 locais monitorados semanalmente no litoral, o boletim aponta dez rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho, independentemente da época do ano. No boletim eles estão destacados em letras maiúsculas.

O veranista pode se orientar de acordo com as bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios, que indicam se os locais estão próprios ou impróprios para banho. As bandeiras são alteradas pelos bombeiros toda sexta-feira, no período da manhã, se for necessário.

Os boletins são divulgados todas as sextas-feiras, durante a temporada de verão e podem ser acessados pela população nos sites do IAP e da Operação Verão.