em

Quatro coisas para se fazer antes de pensar na expansão do escritório

Desde os primeiros meses de operação de seu escritório é preciso manter um planejamento em longo prazo. Isso garante a longevidade de seu empreendimento, o tornando uma opção competitiva no contexto de um mercado já saturado como é o da advocacia.

E, em meio a esse esforço de moldar suas ações, é muito importante cuidar de aspectos estratégicos, como gestão financeira, quadro de pessoal qualificado e organização de processos de trabalho.

A seguir, confira algumas dicas para lidar com todas essas questões. Ao final, ainda daremos destaque ao software de advocacia, solução inovadora e especialmente criada para otimizar a execução de atividades jurídicas.

Gestão financeira profissional

A gestão financeira de um negócio não se resume apenas a registrar receitas e despesas no transcorrer dos meses. Informações dessa natureza devem embasar projeções de fluxo de caixa e avaliações de qualidade do gasto e investimento de seu escritório.

Na prática, isso significa conferir uma administração profissional ao seu escritório e não somente viver um dia de trabalho após o outro sem projetar o futuro. Esse que é um erro muito comum entre advogados que estão à frente de seu próprio negócio. Crescer de verdade requer outro tipo de postura.

Para expandir suas operações, por exemplo, com segurança financeira e conseguir absorver mais e mais demandas de trabalho, é preciso redimensionar constantemente seu capital de giro. Assim, você poderá cortarr despesas para a contratação de mais pessoal e fazer crescer sua infraestrutura sem enfrentar maiores contratempos decorrentes da falta de planejamento.
 

Invista no quadro de pessoal
 

Outra questão da maior importância para quem pensa em crescimento para seu escritório é estruturar uma equipe qualificada. Nesse caso, não se deve pensar única e exclusivamente na atividade-fim do escritório, que é a advocacia.

Isso porque questões operacionais, como atendimento ao público e realização de atividades administrativas, também demandam cuidado. Tenha em vista que é esse tipo de suporte que dará condições para que você e os demais advogados parceiros tenham condições de fazer um bom trabalho.

Por isso, faça questão de contar com colaboradores qualificados e bem treinados para lidar com as atividades de rotina em seu escritório. No resultado final do trabalho, que não se resume a um desfecho positivo de uma demanda jurídica, seus clientes saberão reconhecer a boa qualidade do serviço prestado.

Organize processos de trabalho

Como você mesmo vivencia em seu dia a dia, a rotina de um advogado não é nada fácil. Inúmeros casos para acompanhar, simultaneamente, reuniões gerenciais com equipe, mais de uma audiência em mesmo dia, várias peças jurídicas para analisar, pareceres a fazer… Em algumas semanas parece ser preciso montar uma verdadeira operação de guerra para dar conta de tudo.

E, com tantas atividades para dar encaminhamento, você precisa organizar fluxos de trabalho assertivos, com atribuições e datas muito bem delimitadas para que suas entregas tenham a qualidade devida. Nesse esforço de organização, algumas ferramentas voltadas a gestão de demandas jurídicas podem ser utilizadas. Conheça a principal delas no tópico a seguir.

Conheça as possibilidades do software de advocacia

O software para advogados permite que você centralize todos os processos sob sua responsabilidade em um mesmo ambiente 100% online, que pode ser consultado a qualquer tempo e de qualquer lugar. Outras funcionalidades como controle avançado de prazos, acompanhamento da execução de tarefas e gerenciamento de perfis também chamam a atenção.

Essa ferramenta também permite a execução de atividades que demandam a contribuição de mais de um profissional simultaneamente, as chamadas tarefas multitask, conferindo maior eficiência ao trabalho a ser realizado. Além disso, essa funcionalidade ainda facilita uma visão macro sobre os casos em andamento em seu escritório.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.