Cidades

Química é destaque em guia da Faculdade Estadão

Curso de Química da UEPG está entre os mais bem avaliados no ranking (Foto: José Aldinan/DC)

Cursos de graduação das universidades estaduais do Paraná ganharam destaque em mais um ranking nacional. Trata-se do Guia da Faculdade do jornal Estado de São Paulo que analisou 11 mil cursos superiores em todo o Brasil. O curso de Química - bacharelado e licenciatura - da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está entre os mais bem avaliados.

As universidades estaduais tiveram seis cursos com nota máxima, cinco estrelas, e 128 classificados como 'muito bom', que receberam quatro estrelas. A avaliação considera o projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

O curso de bacharelado em Química Tecnológica da UEPG, que hoje conta com 90 acadêmicos, foi avaliado com cinco estrelas. De acordo com a coordenadora, Patrícia Los Weinert, o curso se diferencial de outros por ter atribuição tecnológica na formação de elementos de engenharia e tecnologia, atribuições necessárias para que os acadêmicos estejam aptos a realizar pesquisas e trabalhar em indústrias.

"O nosso projeto político-pedagógico do curso permite que o aluno molde a sua formação de acordo com as afinidades de interesse dele, voltadas para o fortalecimento da indústria, atrelada ao conhecimento de química básica e área acadêmica", destaca.

O curso de licenciatura em Química da UEPG foi avaliado como 'muito bom' com quatro estrelas. Segundo a coordenadora, Luciana de Boer Pinheiro de Souza, a avaliação dos dois cursos de Química ofertados na UEPG só reforçam o conceito elevado que ambos possuem.

"A licenciatura em Química conta hoje com 110 alunos matriculados e é voltada para a formação de docentes, onde eles adquirem competências para atuar na docência e seguir para a área de pós-graduação", ressalta.

Ranking

O ranking contribui para que os estudantes que estão concluindo o ensino médio escolham as universidades e os cursos desejados. Mais de 6 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro atuaram como avaliadores no guia. Os avaliadores são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual trabalham.

Além do curso de Química, tiveram nota máxima os cursos de Agronomia e Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), História e Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Química da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).