em

Sete estratégias que auxiliam na produtividade do trigo

Entre os meses de abril e maio, os produtores da região Sul do Brasil começam a plantar o trigo em substituição à soja em suas lavouras. Neste ano, a previsão da Conab é de que o país colha aproximadamente 4,6 milhões de toneladas, sendo os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná responsáveis por 86% desse volume.

Para atingir um bom resultado final, o produtor precisa estar atento desde os primeiros dias após a germinação da semente. Neste período, inicia-se a formação dos perfilhos, estrutura importante para a produtividade da planta. “Ter um trigo que não cresça muito e que tenha perfilhos férteis é o grande desafio. É a partir do perfilho fértil que serão formadas as folhas e os nós reprodutivos, de onde serão geradas as flores e depois os grãos do trigo”, explica o agrônomo, Fransérgio Batista, gerente técnico especializado em grãos da Alltech Crop Science.

De acordo com o especialista, este equilíbrio entre o crescimento do vegetal e a formação de perfilhos está ligado ao balanço hormonal da planta. “Quando tenho um hormônio chamado auxina sendo produzido em excesso na planta de trigo, ele vai inibir a produção da citocinina, que é o principal hormônio responsável pelo perfilhamento do vegetal. O manejo do produtor precisa dar condições para que a planta tenha um balanço hormonal satisfatório”, reforça Batista.

Confira as dicas

1 – Definir época adequada de plantio

2 – Espaçamento adequado de plantio

3 – Densidade de sementes

4 – Fertilidade do solo

5 – Controle do acamamento

6 – Controle de pragas e doenças

7 – Uso de aminoácidos e precursores hormonais

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.