em

Rangel diz que Ponta Grossa não vai mais divulgar total de casos de covid-19

Por Walter Téle Menechino

O prefeito de Ponta Grossa Marcelo Rangel disse na manhã desta segunda-feira (18) em seu programa de rádio que determinou à Fundação Municipal de Saúde (FMS) deixar de divulgar o total de casos de covid-19 confirmados na cidade.

“Vamos divulgar os números de casos ativos da doença e dos recuperados”, afirmou. Exemplificou que nesta segunda-feira o total de casos confirmados da doença é 41, mas apenas 17 estão ativos. “17 é o número que deve ser divulgado e nao 41, pois 24 estão curados, não estão mais doentes”, disse.

A decisão de Rangel contraria o que está sendo praticado no Paraná, no Brasil e no mundo. Ele contou que ao passar a determinação para a presidente da FMS, Angela Pompeu, ela questionou dizendo que a forma de divulgação foi estabelecida pelo ministério da Saúde.

“Aí eu respondi: que ministério da Saúde? Não tem mais ministério. O Brasil está sem governo na área da saúde”, contou Rangel no programa Nilson de Oliveira, na Rádio Mundi. O prefeito justificou a decisão dizendo que “a grande imprensa não divulga os números de casos recuperados”.

"Essa forma de divulgação, incluindo os casos recuperados noo total, não está certa e assusta a população. Hoje Ponta Grossa tem 17 casos de covid-19 e não 41", acrescentou. 

No site da prefeitura, já foi adotada essa forma de divulgação: são veiculados os dois números, o de casos ativos e o de casos recuperados. Somando os dois, têm-se o total de ocorrências na cidade.

Embora o prefeito tenha dito que Ponta Grossa tem 41 casos confirmados da doença, até as 11h desta segunda-feira, a FMS não havia divulgado o novo caso de covid-19.

Não mudou

Embora o prefeito tenha dito que o Boletim Oficial da FMS mudaria a forma de informar os casos de covid-19, isso ainda não ocorreu. O Boletim divulgado na tarde desta segunda-feira (18) seguiu o mesmo padrão dos anteriores.

1ª Atualização feita às 11h, com a inclusão da observação sobre o 41º caso.

2ª Atualização feita às 17h40, com a inclusão da informação que o Boletim Oficial desta segunda (18) manteve o mesmo formato dos anteriores.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.