em

Readequação de estradas rurais beneficia 365 propriedades

Nos municípios de Carambeí e Ipiranga, nos Campos Gerais, e Tamarana, no norte, a readequação de estradas rurais beneficia 365 propriedades e cerca de 1,8 mil pessoas. São 120 quilômetros dois quais 96 já estão concluídos. Os trabalhos iniciados em julho de 2017 fazem parte do programa Estradas da Integração – Pró Rural, gerenciado pelo departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável (Deagro), da secretaria de estado da agricultura e do abastecimento.

As readequações foram viabilizadas após assinatura de convênio entre a secretaria da agricultura e o Consórcio Caminhos do Tibagi, composto por 11 municípios dos quais oito terão estradas readequadas. O programa concedeu uma patrulha no valor de R$ 2,57 milhões composta por 10 máquinas e equipamentos: uma escavadeira hidráulica, uma motoniveladora, uma retroescavadeira, um trator de esteira, um rolo compactador, um caminhão comboio e quatro caminhões caçamba. O projeto é financiado pelo Banco Mundial.

Segundo o engenheiro agrônomo do Deagro Mauro Cesar Wosniacki, além da readequação das estradas, o projeto promove a capacitação de técnicos, operadores de máquinas e motoristas de caminhão, mapeamento de estradas e plano de gestão voltado para práticas conservacionistas. “Com isso, ajudamos a melhorar a trafegabilidade e durabilidade das estradas rurais. As patrulhas acabam sendo um instrumento para capacitação dos gestores públicos”, explica.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.