em

Receita alerta para documentação do Imposto de Renda

A delegacia da Receita Federal em Ponta Grossa, que é responsável por 62 municípios da região, deve receber mais de 198 mil declarações de Imposto de Renda (IR) em 2019. O prazo para começar a declaração inicia em março e vai até o final de abril.

O delegado adjunto da receita Federal, Marcelo Catarossi, explica que os contribuintes já devem começar a separar os documentos. “Os declarantes devem ter muita atenção para que não falte nenhum tipo de documentação, porque as chances de cair em malha de fina ficam maiores se o contribuinte acabar esquecendo-se de anexar algo essencial”, conta. Catarossi ressalta que esse ano, todos os dependentes que estiveram declarados devem estar com o número do CPF indicado. “É uma obrigatoriedade para a declaração do imposto. Então, mesmo que a pessoa tenha um filho de um mês de idade, ele deve já ter um número de CPF indicado na declaração”, revela.

O delegado adjunto também reitera que o site da Receita Federal tem todas as explicações de como os contribuintes podem fazer a declaração do IR. “O sistema é fácil de usar, mas as pessoas que não se sentirem preparadas para declararem sozinhas, podem procurar contadores ou projetos gratuitos que auxiliam o contribuinte”, comenta.

Contribuintes podem tirar dúvidas no site da Receita (foto: Arquivo DC)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.