em

Receitinhas do bem: quatro deliciosos pratos sem glúten e sem lactose

Para quem não pode (ou optou por não) consumir alimentos que contenham glúten e lactose, a missão de cozinhar pode ser um pouco mais difícil. No entanto, é possível ser criativo e buscar receitas que não levem ingredientes com essas substâncias, ou mesmo praticar pratos que originalmente teriam glúten e lactose, mas com ingredientes alternativos.

A nutricionista Mariana Chiossi Tsuneto defende que o segredo da comida saudável passa muito pela variedade de alimentos ingeridos. “Um estilo de vida com menos glúten, por exemplo, pode inibir a presença de certos alimentos do dia a dia, mas isso nem de longe fará das refeições menos saborosas”, garante.

Para provar que é possível se alimentar bem e de forma saborosa mesmo com restrições alimentares, convocamos a chefe de cozinha Kell Nadal, que sugeriu algumas receitas. Confira!

 

BROWNIE SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

Fábio Matavelli

Ingredientes:

– 3 ovos

– 180 g de açúcar mascavo

– 60 ml  de óleo de côco ou girassol

– 100 g de chocolate em pó 50% cacau

– 20 g de cacau em pó 100% cacau

– 120 g de farinha de arroz integral ou normal

– 60 g de farinha de amêndoas ou amaranto

– 60 g de fécula de batata

– 5 g de fermento

 

Opções de recheio:

– 200 g de nozes, amêndoas ou macadâmia

– Farinha de arroz (QB)

 

Modo de preparo:

Leite de amêndoas: coloque as amêndoas de molho na água de um dia para o outro ou guarde na geladeira por mais dias. Se gosta do leite mais concentrado use 1 copo a menos de água, se gosta menos encorpado use 1 copo a mais. A água deve ser suficiente para cobrir as amêndoas. Escorra a água que as amêndoas ficaram de molho e reserve-as. Retire a película das amêndoas (opcional) e bata no liquidificador com a água reservada. Coe em uma peneira ou tecido fino. Se não for consumir o leite na hora guarde-o em geladeira por até 3 dias.

Pré-aqueça o forno a 200-230 graus.

Em um bowl misture todos os ingredientes secos. Reserve.

Na batedeira, acrescente os ovos e os açúcares até virar um creme mais claro. Adicione o óleo e bata mais alguns instantes.

Adicione aos poucos os ingredientes secos na mistura da batedeira, bata por mais uns 2 minutos. Passe as castanhas na farinha e depois misture as castanhas na massa. Despeje a massa em forma untada ou coberta com papel manteiga e asse o brownie por aproximadamente 15 minutos ou até estar bem assado por dentro.

 

CREME DE MILHO VERDE E ALHO PORÓ

Fábio Matavelli

Ingredientes:

– 5 espigas de milho verde

– 30 ml de manteiga Ghee ou azeite de oliva

– 30 ml de azeite de oliva

S- 80 ml de salsão bem picado ou processado

– 5 g de alho picado

– 50 g de cebola bem picada ou processada

– 60 g de alho poró

– 5 g de salsinha ou coentro picado

– 2 folhas de louro

– 1,5 litro de caldo de legumes

– pimenta do reino (a gosto)

– sal grosso moído na hora ou sal marinho (a gosto)

 

Modo de preparo:

Retire os grãos da espiga de milho com uma faca, cortando de cima para baixo, soltando-os. Reserve. Em uma panela aqueça a 30 ml de manteiga ghee ou o azeite de oliva, (coloque uma quantidade suficiente apenas para refogar) doure a cebola, o salsão e o alho. Acrescente os grãos de milho e mexa.  Adicione as folhas de louro e continue mexendo por aproximadamente 5 minutos. Acrescente o caldo de legumes. Deixe ferver suavemente até o milho ficar macio e doce.  Quando o milho estiver cozido, leve para bater no liquidificador.

Em paralelo refogue o alho poró no azeite até ficar bem dourado, deixe secar em papel absorvente para ficar sequinho. Volte com o creme à panela e deixe ferver novamente para incorporar. Tempere com sal e pimenta do reino. Finalize com a salsinha ou coentro picado. Sirva em tigelas individuais com o alho poró por cima.

 

HAMBÚRGUER DE FEIJÃO PRETO

Fábio Matavelli

 

Ingredientes:

– 180 g de feijão preto deixado de molho por 2h

– 180 g de arroz integral cateto deixado de molho por 2h

– 50 g de cebola roxa em brunoise

– 4 dentes de alho moído

– 10 g de páprica picante

– 80 g de semente de girassol tostada

– 40 ml de azeite de oliva

– 5 g de coentro picado

– 5 g de salsinha picada

 

Modo de preparo:

Refogue o alho com metade do azeite e coloque o feijão para cozinhar na panela com água por 30 minutos. Em paralelo coloque o arroz para cozinhar com 360 ml de água por 45 minutos. Quando os dois estiverem bem cozidos, desligue o fogo e reserve. Bata o sal marinho,a páprica e as sementes de girassol com o azeite de oliva em um processador até obter uma pasta parecida com uma farinha de rosca. Retire e misture com a cebola roxa, o coentro e a salsinha e tempere com sal e pimenta.

Processe o feijão com um pouco do caldo do cozimento até ficar homogêneo e cremoso, se necessário acrescente mais caldo aos poucos. Misture o arroz e o feijão à mistura de cebolas e temperos. Veja se a consistência da massa está adequada para moldar os hambúrgueres, não deve conter muito líquido e nem ficar tão seca.  Ajuste com o caldo do feijão se necessário, ou acrescente mais arroz de ficar muito úmida. Prove o sal e corrija se necessário.

Unte uma forma com azeite, molde os hambúrgueres de 120g ou conforme desejado. Leve ao forno para assar ou doure-os em uma frigideira antiaderente com azeite de oliva. Sirva-os com as batatas fritas.

 

PASTEL DE FORNO ASSADO (FRANGO, PALMITO E AZEITONA)

Fábio Matavelli

Ingredientes

– 320 g de biomassa de banana verde

– 320 g de farinha de arroz

– 10 g de sal

– 15 g de chia

– 120 ml de Ghee

– água (QB)

– gergelim preto (QB)

 

Recheio:

– 450 g de peito de frango em cubos médios

– 2 folhas de louro

– 180 g de tomate pelati

– 300 g de palmito pupunha

– 100 g de azeitona verde sem caroço

– 120 g de cebola picada

– 12 g de alho moído

– 10 g de araruta (ou amido de milho)

– orégano (opcional)

 

Modo de preparo:

Recheio: Doure pedaços de peito de frango no azeite e reserve. Acrescente a cebola e deixe suar, refogue o alho e acrescente o tomate pelati cortado em cubos. Coloque o frango novamente na panela com as folhas de louro e se necessário um pouco de água para deixá-lo cozinhar no líquido e ficar macio. Tempere com sal, pimenta. Retire o frango e desfie-o. Volte o frango desfiado para a panela (se tiver muito líquido do cozimento retire uma parte), acrescente o palmito e deixe cozinhar até ele ficar macio. No final coloque as azeitonas picadas e prove o sal novamente. Acrescente a araruta ou amido dissolvido em água para engrossar o recheio. Retire as folhas de louro e deixe esfriar.

Massa: Misture as farinhas, a chia, o sal e acrescente a manteiga ghee e água aos pouco misturando todos os ingredientes. Amasse até formar uma massa homogênea que desgrude das mãos. Deixe descansar por 30 minutos coberto com plástico PVC.  Abra a massa com um rolo de macarrão ou máquina de abrir, com a ajuda de um aro redondo, corte a massa em circulos do tamanho desejado. Coloque o recheio dentro, feche e pressione as bordas com um garfo para fecharem bem. Polvilhe com o gergelim. Leve ao forno a 190°C para assar em uma forma untada e polvilhada com farinha por cerca de 30 a 40 minutos.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.