em

Região de Ponta Grossa não tem mortes confirmadas por covid-19

A região dos Campos Gerais ainda não registrou mortes confirmadas pela covid-19, no entanto, dois resultados de amostras coletadas de pacientes, que morreram com a suspeita da doença no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG), deverão ser divulgados nos próximos dias. Um dos óbitos ocorreu no final da tarde da última segunda-feira (25), onde uma mulher, de 74 anos, moradora de Jaguariaíva faleceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 do HU.

Em nota, a prefeitura de Jaguariaíva lamentou a morte da paciente, mas não confirmou se teria sido pela doença. Já o Hospital Universitário informou que aguarda o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) para então se pronunciar sobre o assunto.

Outro caso envolvendo morte de paciente por suspeita de covid-19 é de um idoso, de 69 anos, que estava internado no HU e faleceu na noite do último domingo (24). O HU coletou amostras do paciente e encaminhou à Curitiba para confirmar se a morte foi mesmo pela contaminação do vírus.

Mesmo que a confirmação ainda aguarde pelo resultado do exame, o neto do idoso, Charles Ribeiro, conversou com o Diário dos Campos e alegou que um teste já havia sido realizado no paciente, em Imbituva, na última quinta-feira (21), o qual apontou resultado negativo para a doença.

“O meu avô não tinha qualquer sintoma da doença. O seu problema era cardíaco e o seu quadro começou a se agravar. Por protocolo da Secretaria de Saúde de Imbituva, ele realizou o teste e logo foi transferido para o Hospital Universitário, onde foi internado na ala covid-19. O resultado do exame dele, com resultado negativo, saiu no sábado (23) à noite e o HU foi comunicado”, relatou o neto.

Charles complementou ainda que o seu avô morreu no domingo (24), “mas fomos impedidos de fazer o seu velório e olhar o seu rosto uma última vez, justamente porque ele estava na ala de isolamento. Achamos isso absurdo, até porque ele nunca apresentou sintomas e foi internado em uma ala com pessoas contaminadas”, disse.

Em nota, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio do Hospital Universitário, confirmou que o paciente, de 69 anos, foi inicialmente atendido em Imbituva, onde seu caso foi notificado e coletado exames para diagnóstico de covid-19.

“Deste momento em diante, segundo protocolo do Ministério da Saúde, todo caso passa a ser considerado suspeito para covid-19. Por esta razão, o paciente foi internado na ala isolada, conforme os critérios médicos e de segurança. Ainda segundo determinações do Ministério da Saúde, um único exame negativo não exclui o diagnóstico para a doença. O segundo exame está em andamento. Em caso de óbito de paciente internado na ala covid, segundo este protocolo, são seguidas orientações de controle epidemiológico”, informou a entidade.

Ainda sobre este caso, a reportagem conversou com a Secretaria de Saúde de Imbituva, a qual informou que ainda aguarda o resultado do exame do idoso junto à 4ª Regional de Saúde. Por telefone, a 4ª Regional disse que ainda não teve acesso ao resultado do segundo exame realizado.

Sobre os dois casos mencionados na reportagem, a Secretaria Estadual de Saúde destacou que não trata sobre os pacientes de forma individual e que as informações necessárias deveriam ser obtidas com as prefeituras.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.