em

Região de Ponta Grossa pode colher quase 4 milhões de toneladas de grãos

Dentre os 23 núcleos regionais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, o de Ponta Grossa deve ser responsável por praticamente 10% da produção de grãos do estado. A estimativa é do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, que prevê uma colheita de 3,9 milhões de toneladas de grãos na safra 20/2020, volume 12% maior que o registrado na safra anterior – variação semelhante à referente ao total do estado.

O núcleo regional de Ponta Grossa abrange dezoito municípios, de Ortigueira a Sengés, Castro e São João do Triunfo. De acordo com os dados divulgados pelo Deral, o maior crescimento produtivo foi registrado na safra de inverno, que somando os cultivos de aveias branca e preta, centeio, cevada, trigo e triticale produziu 664,67 mil toneladas (+20,4%), seguida da primeira safra, de arroz sequeiro, feijão, milho e soja, que fechou o período estimada em 3,03 milhões de toneladas (+13,7%). Já a segunda safra, de feijão, milho e soja, tem queda aproximada 20,6% por ser estimada em 217,1 mil toneladas.

Principais culturas

A soja regional apresentou crescimento de 11% em sua produção, totalizado 2,23 milhões de toneladas na sua primeira safra– maior quantidade do grão em pelo menos 10 anos. A produtividade cresceu 14%, ficando em uma média de 4.035 kg/ha. Devido à alta do dólar o preço se tornou ainda mais atrativo aos produtores e este ano marca o retorno da segunda safra de soja ao Estado do Paraná. “Para o próximo ano, a tendência é de crescimento para essa produção”, prevê o governo.

A segunda safra de milho apresentou uma quebra de 26% na produção, alcançando apenas 136,89 mil toneladas na estimativa do Deral. A diminuição se dá mesmo com o aumento de 9% na área produtiva (28,8 mil hectares) devido à diminuição de 32% na produtividade – a média foi de 4.750 km/ha.

Em relação ao feijão, enquanto que a primeira safra é responsável pelo maior aumento entre todos os grãos da safra, chegando a +40% e 78,4 mil toneladas, a segunda conta com baixa de 25%, totalizando 49,6 mil toneladas. Neste momento, outros estados brasileiros estão abastecendo o mercado, já que a terceira safra paranaense vai abastecer o mercado em agosto e setembro.

 

Paraná se aproxima de recorde histórico produtivo

O Paraná deverá colher 40,9 milhões de toneladas de grãos na safra 2019/2020, volume 13% maior do que o produzido na safra passada. A área cultivada é de praticamente 10 milhões de hectares. O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, lembra que o número total revelado pelo Deral é apenas 2% menor do que o recorde histórico do Paraná, que foi de 41,67 milhões de toneladas na safra 2016/2017.

“As primeiras lavouras colhidas estão com um bom rendimento. Os índices mostram que talvez a redução de safra esperada por conta da longa estiagem no Paraná não seja tão grave, ainda que seja uma perda considerável”, diz, destacando que a maior parte das culturas tem bons preços e fluiu rapidamente, principalmente na soja, que teve sucessivos recordes de embarque nos últimos meses.

Entre todos os grãos, a primeira safra de feijão foi a que registrou maior aumento de produção, crescendo 40% (Foto: José Aldinan)???????

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.