em

Região é 14ª no estado em empresas abertas este ano

A Junta Comercial divulgou o novo relatório que aponta a constituição e a extinção de empresas e filiais na região de Ponta Grossa. De janeiro a agosto deste ano, os Campos Gerais ganharam 500 empresas (exceto microempreendedor individual – MEI), número que coloca a regional em 14° lugar no Paraná.

Segundo o documento, a quantidade representa uma queda de 18,83% em relação ao mesmo período do ano passado, porém houve também uma redução de 30,50% no volume de empresas que fecharam nesta mesma época. Foram extintas 482 empresas no acumulado de 2017 e 335 agora. Neste caso, a região aparece na 13ª colocação.

No ranking de abertura estão à frente dos Campos Gerais, as agências regionais de Curitiba, Fazenda Rio Grande, Laranjeiras do Sul, Arapongas, Maringá, Campo Largo, Umuarama, Cambé, Araucária, Guaratuba, Assis Chateaubriand, Colombo e Rolândia.

Já em se tratando de extinção a colocação é a regional Curitiba, Laranjeiras do Sul, Fazenda Rio Grande, Arapongas, Maringá, Campo Largo, Umuarama, Cambé, Guaratuba, Colombo, Araucária e Assis Chateaubriand.

A agência na região é a 11ª colocada na classificação por alterações contratuais das empresas. Foram 1.568 no acumulado de 2018 contra 2.078 no mesmo período do ano passado, queda de 24,54%.

Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonare, os números são positivos. “É melhor fechar menos,; é cultura do empresário brasileiro fechar no primeiro ano de vida e se conseguir dar mais vida às empresas é mais salutar”, observa.

Ele avalia que há uma estabilidade da economia de Ponta Grossa. “Vem estável, gerando emprego e ficando positivo no Caged [Cadastro Gerald de Empregados e Desempregados], o que mostra que nossa economia como polo da região está se estabelecendo”, completa.

Estado

No Paraná, conforme o levantamento, foram constituídas entre janeiro e agosto último 31.578 empresas e filiais, enquanto que em todo o ano de 2017 foram 43.204 constituições. Em relação às extinções ocorreram 28.620 registros agora, já em todo o ano passado foram 42.619.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.