em

Região: o que funciona e o que continua parado?

Assim como Ponta Grossa, municípios da região também vêm avaliando e atualizando constantemente as medidas de combate ao novo coronavírus conforme a situação vai evoluindo em cada cidade. As medidas também estão em consonância com as determinações adotadas pelo governo estadual. O Governo do Estado publicou na segunda-feira (30) decreto ampliando a lista de atividades consideradas essenciais e que podem continuar funcionando normalmente, totalizando 40 setores, basicamente serviços de interesse público. Na educação, as aulas continuam suspensas em todos os municípios. A medida leva em conta decreto do governo do estado que suspendeu as aulas em escolas e universidades públicas estaduais desde o dia 20 de março; rede municipal e particular também estão seguindo as orientações.

Tibagi

Em Tibagi, o prefeito Rildo Leonardi, por meio do decreto n° 727/2020, autorizou a retomada do atendimento ao público de algumas empresas nesta sexta-feira (03). Durante o dia, a Comissão Municipal de Fiscalização percorreu o comércio local garantindo que as medidas de higiene e segurança, previstas no decreto, estão sendo respeitadas. “Começamos a reativação da economia local, flexibilizando o funcionamento do comércio. Criamos a comissão que irá intensificar a fiscalização dos estabelecimentos, garantindo o cumprimento das medidas e a segurança da população. Esperamos que todos os empresários sigam as medidas de higiene e tenham um bom retorno com esta medida”, afirma. O documento prevê que o comércio deve adotar medidas preventivas para receber o público. O decreto mantém, no entanto, o fechamento de bares, restaurantes e lanchonetes por mais dez dias, contados desde quarta-feira (1º). Estes podem atender somente com encomendas e entregas. Atrativos turísticos, parques, tanto públicos quanto privados, permanecem fechados para visitação. A rede hoteleira também fica impedida de receber turistas ou grupos. Eventos particulares ainda estão proibidos, bem como a permanência de pessoas em espaços públicos, como praças, por exemplo, tudo para evitar aglomerações.

Na Prefeitura, o atendimento ao público será retomado na segunda-feira (6), com atendimento ao público, respeitando as medidas de prevenção, com exceção dos funcionários com mais de 60 anos, com doença crônica ou doença pré-existente. Tibagi não tem caso de Covid-19 confirmado.

A Prefeitura está acompanhando a situação da pandemia e pode alterar, a qualquer momento, as políticas públicas municipais de prevenção caso as medidas preventivas não estejam surtindo os efeitos esperados. As aulas continuam suspensas por tempo indeterminado

Jaguariaíva

Desde quinta-feira (2), passou a vigorar toque de recolher na cidade – das 22 às 5 horas. Assim, quem for flagrado na rua neste horário sem comprovar a necessidade estará sujeito à multa. No início da semana, o prefeito José Sloboda, juntamente com o Comitê de Operações Emergenciais (COE) local, elaborou e assinou o decreto nº 118/2020, que determinou a reabertura do comércio a partir de segunda-feira (6), para evitar maiores prejuízos à economia municipal, à vida dos comerciantes e seus funcionários. O decreto orienta uma série de medidas que os estabelecimentos devem atender, como disponibilizar álcool 70% para higienização das mãos, para uso dos clientes, funcionários e entregadores; adotar medidas para evitar aglomeração de consumidores, entre outras. A empresa que não atender as medidas terá autorização de funcionamento imediatamente suspensas.

Na Prefeitura, o trabalho funciona a portas fechadas, com boa parte dos funcionários realizando home office. Para os estagiários e jovens aprendizes, deve ser adiantado o período de férias.

A Prefeitura havia suspendido as aulas da rede municipal, inicialmente, do dia 20 de março até o dia 03 de abril, porém o período será estendido até o dia 30 de abril, conforme o decreto 124/2020.

Carambeí

Em Carambeí, as empresas que executam atividades consideradas não essenciais, conforme decreto publicado pelo governo do Estado, continuam com funcionamento suspenso.

Os servidores municipais, que até então trabalham em sistema de home office, retornam às atividades internas na segunda-feira, com exceção dos profissionais que integram grupo de risco. Mas, o atendimento ao público continua sendo realizado via e-mail ou por telefone. O serviço de emissão de nota fiscal ao produtor não foi suspenso. As aulas na rede municipal continuam suspensas por tempo indeterminado.

Palmeira

A partir de segunda-feira (6) Palmeira contará com toque de recolher, a partir das 22 horas até às 5 horas do dia seguinte, para confinamento domiciliar obrigatório, ficando proibida a circulação de pessoas, bem como a permanência em praças, ruas e logradouros. Além disso, a princípio, o comércio ficaria fechado até segunda-feira (6). Mas, reunião entre o prefeito Edir Havrechaki, Ministério Público e associação comercial do município definiu que o comércio que desempenha atividades consideradas não essenciais continuará fechado na próxima semana. Uma nova reunião na quinta-feira (9) reavaliará a situação. Nesta semana, o município teve o primeiro caso da Covid-19 confirmado.

Na Prefeitura, os serviços acontecem internamente. Na última quinta-feira (2) a Secretaria Municipal de Educação decidiu adiantar o recesso escolar, que estava previsto em calendário para o mês de julho. A nova data teve início nesta sexta-feira (3), com término no próximo dia 17.

Castro

Em Castro, decreto que será publicado no final de semana deve liberar a abertura do comércio a partir de segunda-feira, mesmo os que não desempenham atividades consideradas essenciais, das 9 às 16 horas. Na segunda-feira, a Prefeitura também retoma o atendimento ao público. Os atendimentos devem ser feitos respeitando as medidas de prevenção.  Castro teve dois casos de  Covid-19 confirmados.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.