em

Residência médica no HU é contemplada com quatro novas bolsas federais

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG) deve receber, neste ano, quatro novas bolsas de residência médica do Ministério da Saúde. Estas bolsas compreendem as especialidades de anestesiologia, medicina intensiva e otorrinolaringologia.

A concessão de bolsas é resultado da inscrição em um edital do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência Médica). Com estas, são 10 as bolsas concedidas pelo Ministério da Saúde ao programa de residência médica do HU-UEPG. A própria UEPG financia as outras nove bolsas oferecidas atualmente no programa. Os estudantes recebem R$ 3330 por mês.

“Essa concessão é um reconhecimento em âmbito nacional da qualidade do programa de residências médicas na nossa instituição”, comemora o coordenador da Comissão de Residências Médicas (Coreme) do HU, Dr. Gilberto Baroni. O coordenador destaca ainda a diminuição no investimento próprio feito pela UEPG, o que gera uma possibilidade de realocar recursos internamente.

A professora Luciane Patricia Andreani Cabral, diretora acadêmica do HU-UEPG, ressalta ainda a infraestrutura moderna e bem equipada que propiciou o pedido de novas residências e o reconhecimento do Ministério, através da concessão de bolsas. "A conquista de novas bolsas consolida o trabalho de vanguarda em ensino, especialmente pós-graduação prática", destaca.

"A residência médica é o padrão ouro de formação do especialista em medicina", aponta a diretora geral do HU, Prof. Tatiana Menezes Cordeiro. No Hospital Universitário da UEPG, atuam em conjunto os programas de residência médica e de residência multiprofissional em saúde.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.