em

Residentes do HU realizam capacitação de primeiros socorros na Fazenda Escola

Um grupo de enfermeiros e fisioterapeutas residentes dos programas de Urgência e Emergência, Saúde do Idoso e Intensivismo do Hospital Universitário da UEPG realizaram um treinamento de primeiros socorros para funcionários da Fazenda Escola Capão da Onça (Fescon) na sexta (01). Foram abordados procedimentos básicos para o atendimento inicial em situações de emergência, como desmaios, fraturas, engasgos e paradas cardiorrespiratórias.

Maria Marta Loddi, administradora da Fazenda Escola, conta que o curso atende a uma demanda importante da fazenda. “Como ficamos longe da área urbana e os servidores estão sujeitos a serviços pesados e a animais peçonhentos, é importante que a equipe esteja apta a fazer o primeiro atendimento corretamente”, aponta. O treinamento terá ainda uma segunda etapa, para abranger mais servidores, tanto do corpo administrativo quanto de campo.

Créditos: Aline Jasper

“São ensinadas manobras simples de primeiros socorros que todas as pessoas deveriam conhecer, pois diante de situações de emergência, saber executar estas manobras pode fazer a diferença entre a pessoa enferma sobreviver ou não”, destaca Melina Lopes Lima, coordenadora do projeto. A enfermeira destaca ainda a importância dessas atividades para a formação dos residentes em saúde, além da devolutiva que realizam para a comunidade. “De acordo com a pirâmide de aprendizado, ensinar é a forma mais eficaz para aprender, logo, estes alunos jamais esquecerão os conteúdos abordados nos treinamentos”, aponta.

A atividade faz parte de um projeto que leva informações sobre primeiros socorros a escolas e outros locais públicos. Caso haja interesse em levar o treinamento para escolas públicas, é só entrar em contato com Melina, no (42) 3311 8372.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.