em

Metas de Ano Novo: por que fazemos e como cumpri-las?

A virada de ano representa o encerramento de um ciclo e o início de outro. Por este motivo, neste período muitas pessoas se sentem motivadas a promover mudanças, começos e recomeços, fazendo promessas e listas do que pretendem buscar no ano que se inicia. No entanto, muitas destas resoluções acabam esquecidas nos primeiros meses ou dias do ano.

Para entender melhor este comportamento, conversamos com a psicóloga e especialista em neuropsicologia, Lilian Yara de Oliveira Gomes, que destaca a simbologia que culturalmente foi construída ao longo da história. "É uma atitude que as pessoas tomam, como um 'comprometimento' para consigo mesmas,  como uma 'promessa', de realizar algo, como fazer dieta, gastar menos, conviver mais com amigos e familiares".

Perder peso e começar uma atividade física estão entre as principais promessas

De acordo com ela, psicologicamente, as pessoas se autoconvencem de que no ano que se inicia poderão realizar tudo o que não fizeram no ano que passou. "Porém, para que as promessas se realizem, as pessoas devem sempre estar reavaliando o que prometeram (se as envolve individualmente ou se o prometido está ligado ao 'papel' do outro na sua vida)", ressalta.

Lilian afirma ainda que não existem fórmulas ou segredos, os métodos para cumprir as metas de Ano Novo são próprias de cada pessoa. "Algumas conseguem realizá-las, pois são mais atentas, persistentes e realizam constantemente avaliação das metas, outras deixam se levar pelo dia a dia, e esquecem. O que é preciso para que a pessoa 'mude' de fato é a determinação. Não deixar que fatores externos a afastem do que ela prometeu", pontua.

Ou seja, independente da data, tudo depende da pessoa querer de verdade, não só porque é o momento da passagem de um ano para outro. "O importante mesmo é ter um plano e dividir em pequenas metas, estabelecer um cronograma e prazos, por escrito"

Compartilhar

Além disso, uma dica valiosa é compartilhar essas promessas, com amigos e familiares, que poderão ajudar a mantê-las. "Fica mais difícil mudarmos de ideia se outras pessoas sabem o que prometemos, pois assim teremos uma cobrança tanto interna como externa", finaliza.

 

A seguir, a psicóloga destaca algumas das resoluções mais comuns:

 

1 – Perder peso

2 – Parar de fumar

3 – Praticar mais exercícios físicos

4 – Viajar mais frequentemente

5 – Conviver mais com familiares e amigos

6 – Beber menos

7 – Cuidar mais da saúde

8 – Respeitar seu cônjuge

9 – Economizar

10 – Organizar as finanças

11 – Aprender a dizer 'não'

12 – Aprender algo novo, como uma língua estrangeira

13 – Olhar mais para si, ou seja não se deixar 'conduzir ou manipular' pelos outros

14 – Fazer autocontrole, ou seja, controlar e perceber suas reações

15 – Organizar-se (não deixando-se levar pelo 'piloto automático' da vida)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.