em

Resoluções de fim de ano e a importância da terapia

O Find! desta semana traz uma reportagem especial com a psicóloga e especialista em neuropsicologia Lilian Yara de Oliveira Gomes, que fala sobre a renovação das esperanças, desejos, projetos e aspirações quando se inicia um novo ano. Ela indaga: “e se, em vez de esperarmos que o ano seguinte seja melhor, nós sermos melhores?"

"Esses marcadores são importantes para repensarmos o que estamos fazendo de nossas vidas e é muito importante avaliar e concentrar-se nos benefícios e resultados esperados com as promessas que fazemos".

A psicóloga defende que, para isso, um dos pontos mais importantes é nos conhecemos melhor: como somos, como reagimos, o que nos incomoda, o que nos traz determinadas reações e como realizar os enfrentamentos às diversas situações que a vida nos apresenta.

De acordo com Lilian, as questão das promessas que fazemos para nossas vidas estão ligadas ao autoconhecimento. "Por isso ressalto a importância da terapia. Ela não é feita apenas de conversas. O relato verbal é importante para a identificação das contingências em operação na nossa vida, que se refletem no nosso comportamento”.

É com o desenvolvimento do autoconhecimento, segundo a psicóloga, que estratégias poderão ser traçadas para que possamos 'saber lidar' e enfrentar nosso cotidiano, refletir acerca de nossos valores, fatos que possam impactar nossas vidas e entender determinados comportamentos.

Clareza

"Eles poderão ser instrumentos de auxílio para as metas que tenhamos estabelecido, na virada de um ano para outro, de um tempo para outro. Dessa forma, nossas aspirações, desejos e objetivos simbolicamente estabelecidos numa passagem de ano, poderão ser mais claros e perseguidos com lucidez e juízos de realidade para que se tornem factíveis".

Autoconhecimento é a chave para saber lidar com o cotidiano

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.