em

Ressureição: o verdadeiro sentido da Páscoa

A Páscoa, que neste ano será comemorada no dia 1º de abril, é celebrada em diversas partes do mundo, com distintas tradições culturais. A data é conhecida por ser um momento de celebração para as famílias e, principalmente, por resgatar as memórias de infância, entre elas a tradição de trocar ovos de chocolate.

No entanto, o principal sentido da Páscoa, que é a morte e ressurreição de Jesus acaba sendo deixado de lado muitas vezes. "O sentido para nós cristãos da Páscoa é a ressurreição de Jesus. Mas antes da ressurreição tem todo o mistério da paixão, do sofrimento da morte na cruz, da sepultura  e a sua vitória sobre a morte, sobre o mal,  na madrugada do domingo. Por isso também a origem do domingo ser o 'dia do Senhor'", destaca o Bispo dom Sérgio Arthur Braschi, da Catedral Diocesana de Ponta Grossa. De acordo com ele, um dos dias mais importantes das celebrações de Páscoa é o sábado, quando acontece a Vigília Pascal, com a benção da água batismal.

Ovos de Páscoa

A tradição dos ovos de Páscoa permeiam o lado mais cultural. O Bispo dom Sérgio, conta que a tradição vem da capacidade do pintinho quebrar o ovo, que remete ao fato de Jesus ter saído sozinho de sua sepultura. "A gente já foi criança e sabemos da alegria de ganhar e procurar chocolates e ovos de Páscoa, mas também é legal lembrar da origem da tradição que remete à Jesus, que saiu do túmulo sem a ajuda de ninguém, para nunca mais morrer", finaliza.

A Páscoa representa a morte de Jesus Cristo na cruz e sua ressureição

Programação

Confira o link a seguir a programação de Páscoa de algumas igrejas da cidade e a mensagem especial do Bispo dom Sérgio para as famílias:

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.