em

Restauro de locomotiva exigirá mais que pintura

A prefeitura de Ponta Grossa continua sem prazo para realizar o restauro da Locomotiva 250. Considerada um dos monumentos da cidade, tombada como patrimônio histórico e referência importante da história de desenvolvimento do município a partir das ferrovias, a promessa de recuperar a velha maria-fumaça é mencionada há anos. Em agosto do ano passado, uma empresa da cidade fez a doação de tintas especiais para a pintura da locomotiva, que chegou a ser cercada por tapumes para a obra, que até hoje não iniciou.

Consultado pela reportagem do DC a respeito do assunto, o diretor do departamento de Cultura, Eduardo Godoy, informou que a Fundação Municipal de Cultura notou que será necessário mais que pintura para recuperar o monumento. “Estamos fazendo a aquisição de alguns materiais bem específico, porque não será apenas a pintura, mas sim a recuperação e restauro completo [da locomotiva]”, diz.

Segundo ele, a pintura iniciaria ainda em 2018, mas uma série de atividades realizadas no Parque Ambiental, incluindo o Congresso de Educação, a Münchenfest e o Natal, adiaram o serviço. Posteriormente, a prefeitura decidiu que será preciso recuperar a estrutura da maria-fumaça, antes da pintura. Para isso, estão sendo buscadas doações com outras empresas, e será elaborada uma licitação para compra de outros materiais. A licitação e a recuperação da locomotiva ainda não têm data para ocorrer.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.