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Retrospectiva 2019: O que mudou no trânsito de Ponta Grossa?

O tráfego de pessoas e veículos é cada vez mais intenso em Ponta Grossa, o que vem obrigando a prefeitura a adotar estratégias conjuntas envolvendo a AMTT, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento e Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

Talvez o condutor questione essas ações e seus resultados. Mas, não dá para negar, existe um esforço por fazer algo a respeito. É a busca por evitar atropelamentos, driblar congestionamentos e dar agilidade no trânsito. Confira quais foram algumas das principais iniciativas adotadas ao longo deste ano, em busca de um trânsito melhor e mais seguro nas ruas de Ponta Grossa.

 

Rotatórias

Os motoristas já estão se acostumando com as rotatórias, que antes eram quase inexistentes nas vias. Além de rotatórias já instaladas nos bairros Nova Rússia, Parque Nossa Senhora das Graças e Oficinas, saiu do papel a rotatória diante da rodoviária, na avenida Visconde de Taunay, na Ronda. Ao custo de R$ 775 mil, a obra se somou a outra rotatória, menor, em frente ao Crea. O uso começou em março deste ano. A proposta é dar agilidade no trecho, que é de grande movimento.

 

Lombadas

Após vários anos sem instalação de novas lombadas físicas, o município intensificou, em 2019, a implantação desses equipamentos. Seu uso está sendo destinado, principalmente, aos bairros. A rua XV de Setembro e a Afonso Celso, em Uvaranas, receberam algumas delas. As chamadas ondulações transversais dividem espaço na cidade com as faixas elevadas, que também continuam a ser instaladas, e já somam mais de 100 na cidade.

 

Ciclofaixas

O município vem criando ciclovias e ciclofaixas. Ainda não é possível pedalar em segurança entre os bairros, porque a maior parte dessas vias destinadas a bicicletas percorrem apenas trechos curtos. Não há rotas para ciclistas. Mas a revitalização da avenida Monteiro Lobato está finalizando uma ciclofaixa de 3,5 metros de largura. A avenida Carlos Cavalcanti ainda não prevê ciclofaixa, mas o parque Linear passou a contar com ciclovia (antes compartilhada com pedestres).

 

Luzes

A ciclofaixa da avenida Bispo Dom Geraldo Pellanda, em Uvaranas, recebeu em julho tachas de sinalização. O equipamento capta energia solar e emite luz intermitente à noite. Ela serve para identificar a área destinada a ciclistas e pedestres, das faixas de rolagem dos automóveis. A tecnologia foi implantada, depois, na rua Ermelino de Leão (Centro) e, de forma parecida, na pista de caminhada do parque Linear, em Oficinas.

 

Fiscalização

A AMTT anunciou, em outubro, a instalação de 13 novos radares eletrônicos na cidade. O objetivo é limitar a velocidade a 40 Km/h em trechos considerados de alto risco de acidentes. Ronda, Nova Rússia, Centro, Uvaranas, Jardim Carvalho e contorno Leste estão recebendo os equipamentos. Todos devem devem entrar em funcionamento no início de 2020.

 

Sentido

A AMTT testou novo sentido em diversas vias da cidade durante esse ano. Algumas das alterações permaneceram após avaliação dos engenheiros. A mais drástica foi a inversão do binário formado pelas ruas Bonifácio Vilela e Sete de Setembro, na área Central, que motivou também a mudança de preferencial para a rua Santana, em relação à Dr. Colares. Diversas ruas nos bairros também tiveram o sentido alterado em 2019.

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