em

Rio Pitangui está com vazão reduzida em 70%

A Sanepar informou, na manhã de quarta-feira (29), que, por conta do longo período de seca, o Rio Pitangui, onde fica segunda captação de água da companhia, está com a sua vazão reduzida em torno de 70%. Já a represa do Alagados está com 32% do seu volume útil e uma lâmina de água de 7,25 metros. Para a empresa, o valor é considerado abaixo do estimado. “Fora da estiagem, a lâmina de água na represa do Alagados varia entre 9 e 10 metros de altura”, informou.

Questionada pela reportagem sobre a possibilidade de racionamento na cidade, a Sanepar informou que, por enquanto, não há previsão de implantar o racionamento em Ponta Grossa. “A Sanepar estima ainda conseguir atender a demanda por cerca de 30 dias, caso não chova em volume considerável na região. Se isso não ocorrer, vai estudar medidas alternativas para manter o abastecimento na cidade”.

De todo modo, de acordo com a Sanepar, é imprescindível a colaboração de toda a população no uso consciente da água tratada para ajudar a manter o abastecimento no município. “A Sanepar orienta para que os moradores façam uso racional da água, priorizando a higiene pessoal, principalmente para a prevenção da covid-19 e a alimentação. Outras atividades, como lavar carros, calçadas, regar jardins, devem ser adiadas para quando passar o período de estiagem”, finalizou a companhia.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.