Economia

Rodada de Oportunidades fomenta novos negócios nos Campos Gerais

Iniciativa contemplou micro e pequenas empresas que participam do Programa Agente Local de Inovação (ALI)

O escritório regional do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, realizou nesta terça-feira (15), a Rodada de Oportunidade - ALI, voltada para empresas de micro e pequeno porte que participam do Programa ALI (Agente Local de Inovação). A iniciativa contou com a participação de 40 empreendedores de diversas áreas, que apresentaram seus negócios e conheceram produtos e serviços de outras empresas.

De acordo com a consultora Suellen Pavanelo, a intenção da rodada é promover o relacionamento entre os empresários, para que eles possam fazer networking, conhecer clientes potenciais, novos parceiros e fornecedores, possibilitando novos negócios e a ampliação da marca.

"A rodada é um incentivo à cultura da inovação e amplia as possibilidades de gerar resultados para os negócios. É mais uma ação coletiva proposta pelo Agente Local de Inovação, além do diagnóstico da empresa e do plano de ação, que é monitorado pelo agente, tornando o empreendimento ainda mais competitivo e inovador", explica Pavanelo.

A empresária Wagnilda Minasi participou da rodada e conta que visualizou novas possibilidades de parcerias com fornecedores. "Conheci uma empresa do setor de gastronomia que me permite criar um evento diferenciado, com produtos sem glúten, sem lactose e sem açúcar", disse.

Com loja física e fábrica na cidade de Ponta Grossa, a empresária Ana Paula Delgobo, participou pela primeira vez da Rodada de Oportunidades. "Além da loja física temos 13 pontos de revendas na região, em cidades como Castro, Carambeí, Guarapuava.  A rodada nos oportunizou ampliar contatos com donos de hotéis, de academias e de cafés. Conhecemos novas pessoas e possíveis fornecedores", completa.

Na região dos Campos Gerais e Centro do Estado, o Sebrae/PR atende por meio do Programa ALI, empresas dos setores do agronegócio, turismo, vestuário e saúde, totalizando 140 estabelecimentos. O programa é um acordo de cooperação entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPQ) e o Sebrae. O objetivo do programa é promover a prática continuada de ações de inovação por meio de orientação proativa, gratuita e personalizada.