em

Rumo recebe visita técnica de estudantes da Universidade Nacional de Assunção

Cerca de 35 alunos e professores do curso de Tecnologia da Produção da Universidade Nacional de Assunção, capital do Paraguai, visitaram a sede da Rumo em Curitiba (PR) no último dia 8. O objetivo foi conhecer o funcionamento da Companhia, considerada uma das maiores do ramo ferroviário na América do Sul.

Durante a visita foram apresentados os principais desafios da logística ferroviária no Brasil. “É uma área que está diretamente relacionada a engenharia. Os conhecimentos adquiridos aqui vão contribuir diretamente para os nossos campos de pesquisa”, explica o professor José Gilberto Paciello Etcheverry.

Os visitantes conheceram os setores administrativos e operacionais da Companhia, a Academia Rumo (aperfeiçoamento profissional), o Centro de Controle Operacional (cérebro de todas as operações ferroviárias), o Bosque (projetos socioambientais), a Estação de Tratamento de Efluentes, além da Oficina de Locomotivas, passando pelos setores de Chaparia (cobertura metálica das máquinas), Mecânica (estrutura motor) e Mecanização (manutenção de vias).

“Foi uma experiência muito produtiva, já que vimos uma área em que não temos exemplos nacionais”, declarou a estudante María Belén Fernández González.

Referência em segurança e organização

Os acadêmicos puderam observar a rotina e entender a importância da conscientização para um dia a dia mais seguro. Com o lema “Somos todos responsáveis pelo trem”, os colaboradores adotam ações preventivas que vêm melhorando, gradualmente, os índices de segurança.

Outro diferencial está no incentivo ao aperfeiçoamento profissional. Entre as empresas do mesmo porte, a Rumo é a que mais investe em capacitação de profissionais com 42 horas de treinamento por ano, duas vezes mais que a média nacional.

“Chamaram a atenção os pontos que são prioridade na Rumo: a confiança aos clientes, o treinamento dos colaboradores e os projetos sociais”, destacou o estudante Cristhian David Estigarribia Giménez.

Em 2018, o prêmio As Melhores da IstoÉ Dinheiro elegeu a Rumo bicampeã em Responsabilidade Social, concorrendo com outras empresas de logística do país.

Sobre a Rumo

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A companhia opera 12 terminais de transbordo, 6 terminais portuários e administra mais de 12 mil km de ferrovias nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A base de ativos é formada por 1.000 locomotivas e 25.000 vagões.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.