em

Rússia: arquitetura exuberante e cultura à flor da pele

A Rússia é praticamente uma parada obrigatória para quem vai à Europa. Seu território ocupa quase metade da Europa e um terço da Ásia e faz fronteira com 14 países. O país é recheado de atrações turísticas e tem como principais destinos a capital Moscou e São Petersburgo. A Rússia país exerce um grande fascínio nos visitantes por sua belíssima e peculiar arquitetura, com majestosas construções.

 

MOSCOU

A Praça Vermelha é a mais importante da Rússia. Seu nome vem do russo antigo, onde 'krásnaia', ou seja, 'vermelha', também significava 'bonita'. A praça fica bem ao lado dos muros do Kremlin (residência oficial do presidente) e abriga o mausoléu do líder revolucionário Vladímir Lênin, além de atrações como o Museu Estatal de História, a Catedral de Kazan e, entre outras coisas, a Catedral de São Basílio, um dos maiores símbolos de Moscou e da Rússia, reproduzido em milhões de cartões postais e suvenires. A construção foi erguida por Ivan, o Terrível, entre 1555 e 1561 em homenagem à anexação de Kazan e da conquista do Canato de Kazan.

Rio Moscou cruza o coração da cidade e se torna uma paisagem magnífica ao pôr do sol, quando os prédios e construções heranças do comunismo cortam o céu em meio a tons alaranjados. O Rio corre há pouco mais de 500 km através da Planície do Leste Europeu, na Rússia central. 49 pontes atravessam o rio e seus canais dentro dos limites da cidade.

O Teatro Bolshoi hospeda uma das maiores e mais conhecidas companhias de Ballet do mundo que leva seu nome, a Bolshoi Ballet Academy. O Teatro Bolshoi foi fundado em 1776, quando o príncipe Peter Urusov ganhou da Imperatriz Catarina II da Rússia o direito exclusivo de realizar em Moscou show e comédias musicais. Para o visitante que deseja prestigiar um dos espetáculos, é recomendado visitar o website oficial para conhecer toda a programação e adquirir os tíquetes com antecedência, pois os ingressos costumam esgotar muito rápido.

 

SÃO PETERSBURGO

A cidade de São Petersburgo, considerada a 'Veneza do Norte', foi construída pelo czar Pedro I – o Grande, em 1703, justamente para ser a capital dos czares e assim foi por mais de 200 anos até o fim do czarismo. Então, foi tomada por Hitler e permaneceu cercada pelos alemães por 900 dias (1941-1944). Com o passar dos anos muita coisa mudou, inclusive o nome da cidade passou por Petergrado e Leningrado até chegar em São Petersburgo. Hoje é a quarta maior cidade da Europa, a segunda maior da Rússia e ostenta o título de Patrimônio Mundial da Unesco. Alguns dos principais atrativos são a Catedral de São Salvador Sangrando e a Catedral de Santo Isaac, além do Museu Hermitage, um dos maiores do mundo.

Viagem de trem: O Sapsan ou em russo ?????? é o primeiro trem de alta velocidade da Rússia, ligando Moscou a St Petersburgo (ou vice-versa) em poucas horas. O veículo está disponíve desde dezembro de 2013. Desde então, se tornou a melhor opção de deslocamento entre essas duas cidades. O trem tem 10 ou 20 vagões (dependendo do horário), com aproximadamente 500 ou até 1 mil lugares. Ele pode chegar até 330 km/h.

O Palácio de Inverno é um palácio imperial da Rússia construído entre 1754 e 1762 para servir de residência de inverno aos czares russos e suas famílias. Em 1764, foi iniciada a construção do Salão Pequeno do Hermitage, que duraria até 1775. Desenhado por Bartolomeo Rastrelli, palácio verde e branco em estilo rococó possui 1.786 portas e 1.945 janelas. Catarina, a Grande, foi a primeira czarina a ocupá-lo. Hoje abriga o Museu Hermitage.

O Museu Hermitage abriga uma das maiores coleções de arte no mundo. Como parte do museu, muitas das 1.057 galerias e salas do Palácio de Inverno estão abertas ao público. A Galeria Militar, aberta em 1826, acomoda 332 retratos de líderes militares do exército russo durante a Campanha da Rússia (1812). O valor do ingresso é de 400 rublos.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.