em

Saiba como agir em uma entrevista de emprego

Para quem participa de processos seletivos, nada melhor do que ser chamado para uma entrevista pessoal com o recrutador ou com um gestor. Mas como se sair bem nessa etapa tão importante, que pode ser a porta de entrada para o mundo do trabalho? 

Antes de tudo, é essencial entender o processo. A entrevista consiste em uma conversa entre duas ou mais pessoas com o objetivo de esclarecer informações do currículo do candidato. O selecionador poderá analisar as informações e, também avaliar suas atitudes, preferências e opiniões a respeito de determinado assunto.

Para Luiz Gustavo Coppola, superintendente de Atendimento do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, é importante manter a calma, pois o nervosismo e ansiedade são fatores avaliados. “Seja firme nas respostas, fale com clareza e objetividade”, instrui.

Também é importante que o candidato faça o dever de casa, ou seja, pesquise informações sobre a empresa e o mercado, e, se for o caso, sobre o currículo do entrevistador.  “Se você chegou até a entrevista, é porque tem algo a oferecer a empresa. Então essa é a hora de demonstrar interesse, mostrar que deseja aprender e crescer na função e que pode ser uma ótima adição ao quadro”, considera Coppola.

Outras atitudes que são positivas na hora de encarar uma entrevista de emprego para estágio ou aprendizado:

 

Seja pontual

Calcule seu trajeto de casa até o local da entrevista considerando eventual trânsito e saia mais cedo para garantir a pontualidade.

 

Sinceridade e honestidade

Seja você mesmo e seja o mais honesto possível. Pode ser tentador soltar uma mentira ou aumentar alguma qualidade, mas lembre-se: o entrevistador é um profissional treinado e capaz de perceber a falta de verdade em alguém.

 

Vista-se de acordo

Não existe um único código de vestimenta que seja recomendado para entrevistas. Isso porque o jeito de se vestir pode variar de uma empresa para outra, de acordo com o ambiente de trabalho.

Por exemplo: um ambiente mais sério, como um banco, um órgão público ou um escritório de advocacia exige terno e blazer, sapatos sociais e itens formais. Uma agência de publicidade ou uma startup, por outro lado, tendem a apresentar uma política mais casual de vestimenta. O importante é se vestir de acordo com o local para o qual se candidatou.

Boas práticas, já!

Nunca é demais lembrar, mas sabe aqueles ensinamentos básicos? Seja educado, usando “bom dia”, “obrigado”, “por gentileza” com qualquer colaborador que encontrar. E, por fim, evite chicletes e balas no momento da entrevista, cuidado com a postura corporal mantenha o telefone celular desligado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.