em

Saiba como evitar quilos extras durante o inverno

O inverno traz consigo ofertas de comidas pra lá de atrativas como pães, fondues e chocolates. Apesar de ser um cardápio sazonal, é preciso muita atenção com a alimentação durante essa época, pois o exagero pode render quilos extras.

De acordo com a nutricionista Ismênia Marques, o frio faz com que o organismo gaste mais energia para manter a temperatura corporal. "Dessa forma, aumenta-se o gasto calórico e o metabolismo. Em contrapartida, a consequência é o aumento do apetite e o consumo de alimentos calóricos", explica.

Além de mais propícias a saborear os cardápios especiais de inverno, é importante lembrar de que as pessoas normalmente diminuem o ritmo de atividades físicas durante o clima frio, outro fator que pode favorecer o ganho de peso. "Quem não pratica exercícios deve se preocupar em dobro com o surgimento de quilos extras. Quem já é adepto de alguma prática, pode manter o ritmo durante o inverno e ficar atento à qualidade da alimentação", alerta a nutricionista.

Para que a balança não seja motivo de espanto daqui alguns meses, Ismênia reforça a importância de evitar carboidratos simples como bolos, doces, pães brancos, massas, chocolates ao leite, frituras, hambúrguer e fondue. Segundo ela, os carboidratos simples além de muito calóricos, são os principais causadores de excesso de peso e das doenças comuns na atualidade.

"Prefira investir em alimentos que estimulem o bom funcionamento do intestino como saladas, legumes, líquidos, frutas, sementes e oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, chia, linhaça, semente de girassol e abóbora), não esquecendo ainda de fortalecer a imunidade, principalmente nesse período de mudança climática. Para isso, o indicado é consumir frutas ricas em vitamina C (limão, goiaba, laranja, kiwi, acerola), gengibre, açafrão da terra (cúrcuma), alho, cebola e frutas e legumes amarelados como mamão, cenoura e abóbora", finaliza.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.