em

Saiba como fazer uma limpa no seu guarda-roupa

Que tal fazer uma limpa no guarda-roupa e começar o ano com as energias renovadas também no seu armário? Praticar o desapego é essencial, assim você fica apenas com peças que têm realmente a ver com você, com seu estilo.

Mas fazer uma limpa no guarda-roupa, apesar de essencial, pode parecer muito difícil para quem é apegado às peças e não consegue tirá-las dali, mesmo que não use. Então elaboramos algumas dicas para te ajudar nesse desafio de desapegar.

Primeiramente, você precisará de tempo para fazer isso. Não adianta tentar fazer isso de forma rápida, entre um intervalo de algo que você está fazendo. Você deve tirar um dia para fazer a limpa. Não tenha preguiça e tenha bastante paciência, pois você só vai conseguir fazer uma limpa completa se olhar peça por peça.

Uma sugestão é você fazer por partes, se achar melhor, não precisa fazer tudo em um único dia. Tire um dia para mexer nas peças de calor, outro nas peças de frio e um só para os calçados. Assim você consegue focar em cada tipo de peça e divide melhor o seu tempo.

Você tem que olhar todas as peças, uma por uma, então tire tudo do armário e separe entre as peças que você usar mais e as peças que você usa menos. Dessas que você usa menos, pegue cada uma e pergunte-se “qual foi a última vez que eu usei essa?” Se faz mais de um ano que você não usa, você deve se desfazer, pois significa que você não usou essa roupa em nenhuma estação e também em nenhuma ocasião. Ou seja, você não vai usá-la.

Essas peças que você usa menos, mas eventualmente usa, repare se ela combina com as outras peças que você tem para compor os looks ou se você sempre tem que fazer um esforço para usá-las. Se você usa muito pouco, é melhor desapegar. Pois vale a pena você ficar com itens que você realmente se identifica e que sejam úteis para você se vestir no dia a dia.

Outro critério é: serve ou não serve? Separe para o desapego tudo o que não te serve, não adianta pensar que você vai ganhar ou perder peso para usar aquela roupa. Ela vai ficar ali jogada sem uso, caso você mude muito o seu peso, futuramente você compra peças novas, reforma, dá um jeito.

Tire do seu guarda-roupa aquelas peças que não tem mais a ver com o seu estilo. Nós estamos sempre mudando de estilo, temos fases, portanto, algumas peças que no passado faziam todo sentido, às vezes agora não fazem mais. Então não tem porque elas ficarem apenas ocupando espaço. Fique só com peças que combinam com seu estilo, com sua personalidade e que te fazem bem.

 

BÔNUS: DICA DA MARIE KONDO

Agora, uma dica mais reflexiva que não é nossa, é da Marie Kondo, autora do livro: A Mágica da Arrumação. Pegue peça por peça na mão e pergunte a si mesmo: ‘Essa peça me traz felicidade’? Porque tem vestimentas que nos deixam felizes mas algumas simplesmente não fazem diferença na nossa vida. Então elimine aquilo que não te traz felicidade. (Além disso, acabou de estrear na Netflix uma série chamada ‘Ordem na Casa’, também com a participação da Marie Kondo. Fica a dica!)

O que fazer com as peças?

 

DOAÇÃO

As roupas que você tirou do seu armário podem ser destinadas para doação, para instituições carentes, ONGs, associações. Só lembre-se de checar se o público atendido pelo local tem a ver com as peças que você está doando. Por exemplo: não adianta doar peças de adultos em um abrigo para crianças.

 

BAZAR BENEFICENTE

Você também pode doar para bazares beneficentes. Igrejas e diversas instituições realizam bazares beneficentes para angariar fundos, ou até mesmo algumas pessoas fazem individualmente para juntar dinheiro para alguma causa social. Você pode destinar suas peças para esses bazares ou você mesmo organizar um e doar o dinheiro para alguma entidade.

 

GRUPOS

Uma opção é vender em grupos na internet. Existem diversos grupos de desapego no Facebook, busque por palavras como ‘bazar, desapego’ e publique as peças que você quer vender. Ou você mesmo pode criar um grupo e convidar as amigas (os) e postar fotos das suas roupas.

 

SITES

Vender em sites também é possível. O mais conhecido é o Enjoei, mas você também pode publicar em sites que vendem outros produtos, como Mercado Livre e OLX.

 

BAZAR OU TROCA COM AMIGAS (OS)

Você ainda pode fazer um bazar ou organizar um evento de trocas com as (os) amigas (os). Lembrando que roupas de segunda mão devem ter um valor acessível para conseguir vender.

Fotos: Google e Unsplash

 

 

Mafer Teixeira e Nicoly França são jornalistas e youtubers apaixonadas por moda. Com experiência em gestão de mídias sociais e assessoria de imprensa, elas transformaram a paixão pela moda em profissão. Há dois anos e meio, criaram o Desavesso, focado em produção de conteúdo e eventos de incentivo à moda consciente e sustentável. Já realizaram eventos pelo Paraná e em São Paulo e seguem espalhando temas como estilo próprio, consumo consciente, sustentabilidade, autoestima e autoconhecimento. As duas cursam MBA na USP/Esalq para aprimorar os conhecimentos em marketing digital e gestão de negócios.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.