em

Saiba como se manter saudável sem deixar de aproveitar as festas de fim de ano

Fim de ano é aquele momento em que todo mundo aproveita não só para estar com a família e os amigos e trocar presentes, como para desfrutar de refeições feitas normalmente nesta época. Na maioria das vezes, isso se torna desculpa para abandonar a alimentação saudável, além de reforçar aquela promessa clássica de iniciar uma dieta no ano que está por vir. Mas, não precisa ser assim.

De acordo com a nutricionista esportiva Ana Paula Pena, é possível aproveitar as guloseimas usando algumas táticas para manter uma alimentação inteligente e saudável. A especialista foi convidada especialmente pela ValeCard, empresa especializada em soluções de Recursos Humanos, como Cartão Alimentação, para dar dicas sobre como aproveitar melhor as festas.

"Os eventos de final de ano são episódios que acontecem durante uma ou duas refeições num determinado dia, e não um mês inteiro. A melhor estratégia é manter o comportamento saudável diariamente.

No decorrer de dia de festa invista em alimentos ricos em fibras como chia, aveia e linhaça e em fontes de gorduras boas como abacate, coco e oleaginosas, que deixam o nosso organismo satisfeito por mais tempo", explica.

Ainda de acordo com Ana Paula, chá verde, gengibre, pimenta e canela são itens que auxiliam no metabolismo e não podem ser deixados de lado nessa época. No entanto, o que não deve ser consumido em excessos ou combinados na mesma refeição são carboidratos simples, como pães e massas de farinha branca, e doces. De acordo com Ana Paula, "Preencha a maior parte do prato com folhas, verduras e legumes, mais uma opção proteica".

Para a Ceia de Natal, Ana Paula separou algumas dicas para manter a disciplina sem deixar de aproveitar o banquete.

Antes

Esqueça aquela ideia de fazer jejum antes da festa para chegar com fome e atacar as comidas. Afinal, este não deve ser o foco da noite, aproveite também este momento de carinho com os amigos e familiares. Alimente-se durante o dia como já é de costume, fazendo as refeições corretamente. E não deixe de praticar atividade física nesses dias.

Segundo Ana Paula, as oleaginosas (castanhas, nozes, amendoins, entre outros) que costumam ficar dispostas à mesa são ótimas apostas por serem ricas em minerais, vitaminas e gorduras boas, mas sempre com moderação, pois nada em excesso faz bem.

Durante

Na hora de escolher a bebida que vai acompanhar seu prato, tente sempre optar pelo vinho, que é rico em antioxidantes. Mas não se esqueça: antes de consumir bebidas alcoólicas, coma alguma coisa e, entre um brinde e outro, beba água. Na hora de sentar na mesa, o ideal é começar a refeição com uma generosa porção de salada, com verduras e legumes, que dão saciedade por conta da quantidade de fibras. Além disso, dê preferência a carnes magras, como as aves, e faça trocas conscientes. Se você quer saborear a sobremesa, é bom reduzir a quantidade de farofa, arroz e massas.

Depois

Após as festas, é hora de dar um respiro ao organismo e apostar em alimentos que ajudam a reduzir a retenção de líquidos e toxinas ingeridos. Água de coco, couve, melão, salsa e pepino são alguns dos alimentos que Ana Paula recomenda para se livrar, principalmente do inchaço, causado pela retenção de líquidos e sódio. Pensando nisso, Ana Paula também compartilhou uma receita que pode ajudar nesse momento:

Ingredientes

1 folha de couve

150 ml de água de coco

1 fatia de melão

1 lasca de gengibre

1 limão espremido

1 punhado de hortelã

1 colher (sopa) de farinha de linhaça

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou em uma centrífuga até o suco ficar com uma consistência homogênea.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.