em

Saiba o que muda em Ponta Grossa com ampliação nos números da covid-19

A prefeitura de Ponta Grossa, no Paraná, confirmou, na tarde dessa quinta-feira (4), 12 novos casos de covid-19 no município. O número é o maior registrado em um único boletim oficial, desde o início da pandemia. Anteriormente, o dia 16 de maio incluiu sete pacientes de uma só vez, dos quais quatro eram contato de casos já positivados. Nessa quinta-feira, além de o número de positivados ter sido maior, nenhum deles pôde ter a origem imediatamente rastreada. Dos 12 novos casos, a Epidemiologia tenta rastrear 11, e um é profissional de saúde.

O recorde exigiu que o prefeito Marcelo Rangel fizesse um pronunciamento, via redes sociais, no final da tarde. Segundo ele, mesmo sem óbitos ocasionados pela doença – ontem o 20º caso suspeito foi descartado – os dados apontam para a necessidade de novas medidas para contenção do vírus. Principalmente porque houve pessoas infectadas, mesmo fazendo uso da máscara de contenção. “Existe uma crença popular de que a máscara impede o contágio. Ela apenas diminui o risco”, lembrou Rangel.

O Hospital Universitário encerrou a tarde com um ponta-grossense na enfermaria da ala Covid, e nenhum da UTI. Devido ao atendimento de municípios da região, as UTIs na ala estavam com 60% de ocupação. “Quero fazer um agradecimento a nossos profissionais de saúde e à população”, disse Rangel, pouco antes de anunciar as ações adotadas em comum acordo com o Comitê de Operações Emergenciais (COE).

 

– Suspensão de cartão do transporte

Pessoas com mais de 60 anos não terão o benefício do cartão gratuito de transporte renovado. Isso ocorreria nos próximos dias, mas a renovação não será feita pelos próximos 10 dias, como forma de incentivar esse público a ficar em casa. O secretário adjunto de Saúde, Dr. Rodrigo Manjabosco, destacou que o contágio não ocorre mais apenas de pessoa para pessoa. “O vírus está no ambiente. Se estou de máscara, mas deixaram o vírus na mesa onde eu levo a mão e depois, sem querer, levo a mão aos olhos, eu me contamino. Talvez isso esteja passando despercebido”, disse Manjabosco. Por essa razão, ele pediu atenção aos mais vulneráveis, em especial com doenças preexistentes e pessoas com mais de 60 anos.

 

– Túneis de desinfecção

Marcelo Rangel informou que a prefeitura está contratando túneis de desinfecção. Equipamentos com solução química que serão instalados em locais de grande circulação de pessoas, a exemplo dos terminais de ônibus e do calçadão da rua Coronel Cláudio. Custos e detalhes de compra devem ser divulgados nos próximos dias. Ele pediu à população que faça uso desses equipamentos, tão logo estejam disponíveis.

 

– Comércio tem redução de horário

A prefeitura está revolgando o decreto 17.360 que havia estendido, no dia 2 de maio, o horário de atendimento do comércio. O funcionamento, que até esta quinta ocorria das 9 às 17 horas, deve voltar a funcionar das 10 às 16 horas, como acontecia por força do decreto 17.207 de 3 de abril. Para Rangel, embora o aumento de casos não seja reflexo da ampliação de horários do comércio, a redução é vista como necessária nesse momento.

 

– Mapeamento de áreas de contágio

O portal da prefeitura passou a disponibilizar, nesta quinta-feira, um mapa para consulta das áreas com contágio da covid-19. A medida se mostrou necessária, também, diante do aumento no número de casos cuja origem de contágio não pode ser identificada. A cidade encerra a quinta-feira com 95 casos confirmados, 56 desses recuperados e 39 com vírus ativo. Dos que têm vírus ativo, 38 estão em isolamento domiciliar e um na enfermaria do HU.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.