em

Samu Campos Gerais terá licitação de R$ 20,5 milhões 

O prefeito municipal de Ponta Grossa e presidente do Consórcio Intermunicipal do Samu (CimSamu), Marcelo Rangel, assinou nesta segunda-feira (13) abertura de processo licitatório, através de pregão eletrônico 02/20, para contratação de empresa para ampliar, implementar e manter o Samu de forma regionalizada nos municípios consorciados ao CimSamu. Participaram do encontro para assinatura o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o diretor-geral do CimSamu, Jaime Menegoto Nogueira, e a diretora financeira do consórcio, Angelica Cristina Pereira da Luz. O pregão eletrônico será realizado no dia 23 de julho, e terá valor máximo de R$ 20,5 milhões, divididos em valores que serão repassados mensalmente para a contratação do serviço pelo prazo de 12 meses. 

“O Samu do interior é uma grande conquista, da qual nos orgulhamos muito, graças ao trabalho de muitas pessoas envolvidas neste projeto”, aponta Rangel. O aviso de edital foi publicado na edição desta segunda-feira (13) do Diário Oficial do Município de Ponta Grossa. Pelo processo licitatório haverá a seleção de empresa especializada em serviços de atendimento móvel de urgência para contratação de gerenciamento, operacionalização e  Samu de forma regionalizada e compreendendo a 3ª, 4ª e 21ª Regionais de Saúde do Paraná, garantindo funcionamento do serviço durante 24horas ininterruptamente. 

A licitação estava inicialmente prevista para acontecer no ano passado, mas o pregão foi suspenso por decisão judicial, a partir de questionamento feito por empresa. Depois disso, a licitação foi cancelada e agora um novo edital lançado. Para entrar então em operação, nos primeiros meses de 2020, o consórcio contratou uma empresa por meio de dispensa de licitação, por seis meses. O contrato encerra em agosto, quando a empresa selecionada por meio de licitação iniciará o trabalho. 

Atendimento

Em funcionamento desde janeiro deste ano, até junho o Samu Campos Gerais já havia realizado mais de mil atendimentos na região. “O Samu Regional entrou em funcionamento em janeiro e em março foi decretada a pandemia do novo coronavírus. Assim, o serviço regionalizado tem desempenhado papel fundamental, dando total cobertura para transferência dos pacientes que apresentam covid-19 e precisam ser levados para hospitais de referência”, aponta o diretor-geral. 

Conforme Nogueira, hoje o Samu Regional atende 800 mil habitantes de 17 municípios por meio da central de atendimento e regulação, que funciona em Ponta Grossa.  Dos 28 municípios pertencentes às três regionais de Saúde, 26 aderiram ao Consórcio, das quais 17 já firmaram contrato para iniciar o serviço. “Faltam nove municípios assinarem contrato, o que depende da organização de cada cidade para aderir ao serviço”, explica. Com a adesão dos 26 municípios, o Samu Regional atenderá perto de um milhão de pessoas. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.