em

Samu Regional deverá começar em outubro

O Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (Samu Regional) deverá começar os atendimentos em Ponta Grossa e demais municípios dos Campos em outubro deste ano. De acordo com a diretora da 3ª Regional de Saúde, Scheila Mainardes, já foram apresentados os projetos de implantação do serviço ao Ministério da Saúde e o próximo passo agora é a chegada de novas ambulâncias que serão disponibilizadas pelo governo federal.

"A previsão é de que, até outubro, o Samu Regional esteja totalmente implantado nos municípios que compõem a 3ª, 4ª e 21ª Regionais de Saúde", comentou a diretora.

Em outubro do ano passado, os prefeitos integrantes das três regionais se reuniram para assinar, durante cerimônia na Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), o Protocolo de Intenções para a criação do Consórcio Intermunicipal que irá gerir o Samu Regional (CimSamu). O documento foi  encaminhado para as Câmaras de Vereadores de cada município participante, para que seja apreciado. Ao todo, 28 municípios integram o CimSamu.

Já no começo deste ano, o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, foi eleito presidente do CimSamu. Na época, Rangel destacou a importância do Samu Regional como uma nova fase para a saúde dos Campos Gerais. "Com o Consórcio de uma estrutura de Suporte avançado passaremos para sete estruturas, mais 25 unidades básicas", disse.

Ainda de acordo com Scheila Mainardes, com a implantação do Samu Regional, a Rede de Urgência e Emergência estará consolidada na região. "Nós já contamos com o serviço de uma rede de urgência, mas tínhamos essa deficiência por conta da falta do Samu Regional", lembrou.

Comitê Gestor

Para conduzir os trabalhos de implantação do Samu Regional e consolidação da Rede de Urgência e Emergência, diversas frentes de saúde formaram um Comitê Gestor, para atuar como um órgão consultivo e deliberativo com o objetivo de organizar a formatação da rede de urgência, além do serviço aeromédico, implantado nesta semana em Ponta Grossa.

A reunião inaugural para a formação do Comitê ocorreu na tarde de quinta-feira (21). De acordo com Scheila, que também estará na coordenação do Comitê, a composição do órgão terá, além das regionais de saúde, os Conselhos Municipais de Saúde, Defesa Civil, Secretarias de Saúde, Corpo de Bombeiros, Samu, Siate, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, entre outros órgãos.

"O Comitê de Urgência e Emergência vem como uma necessidade de fiscalização e deliberação para buscarmos as melhorias na rede e atendimentos à toda população em tempo oportuno e com qualidade", apontou.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.