em

Samu Regional já passa de mil atendimentos

Em menos de seis meses de funcionamento, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Campos Gerais já realizou mais de mil atendimentos na região. A informação, repassada pelo Consórcio Intermunicipal Samu Campos Gerais (CimSamu), compreende o período de início, primeiramente no município de Jaguariaíva no mês de janeiro, até o último dia 31 de maio. 

"Estamos atuando na região em um período importante. Nossas ambulâncias realizaram o transporte de diversos pacientes apresentando sintomas de covid-19, além de outras situações de urgência", aponta o diretor geral do CimSamu, Jaime Menegoto. 

Além do transporte com ambulâncias, a região conta com o serviço aeromédico no qual pacientes são resgatados com helicópteros. Hoje são 13 os municípios atendidos pelo Samu Regional. Arapoti, Carambeí, Fernandes Pinheiro, Imbaú, Inácio Martins, Ipiranga, Irati, Ivaí, Jaguariaíva, Palmeira, Ponta Grossa, São João do Triunfo e Rebouças já contam com contratos com o Consórcio e, portanto, contam com o 192 em funcionamento para toda a população. "Destes, seis contam com ambulâncias, sendo quatro de suporte básico, e duas de suporte avançado, com estrutura maior, para casos mais graves", explica o diretor do CimSamu. "Aqueles que não contam com ambulâncias dentro de seus municípios, o 192 recebe os chamados e repassa para a ambulância disponível mais próxima", completa. 

Conforme Menegoto, nos próximos meses mais quatro municípios devem compor o Samu Regional: Telêmaco Borba, Castro, Piraí do Sul e Guamiranga estão finalizando as ações para atender sua população com o Serviço de Urgência. Sendo que os três primeiros terão bases com ambulâncias. "Com estes municípios somaremos 11 ambulâncias para atendimentos", antecipa. Telêmaco Borba e Castro contarão com duas ambulâncias cada, sendo uma de suporte básico e outra avançada, e Piraí do Sul uma de suporte básico. 

Em sua totalidade, o Samu Regional deve compreender 28 municípios, da 3ª, 4ª e 21ª Regionais de Saúde. "Estamos realizando um trabalho sério, para que toda a população da região possa ser amparada com um serviço de saúde de qualidade", destaca o presidente do CimSamu, o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.