em

Santa Casa revitaliza sede e moderniza atendimento

O hospital Santa Casa de Ponta Grossa está passando por um processo de completa reformulação, que irá modernizar o atendimento, ao mesmo tempo que mantém e valoriza o valor histórico de sua sede. É uma forma de celebrar os 106 anos de atendimento à população, cujo aniversário ocorre neste sábado (8) e será comemorado com evento no próximo dia 13 de dezembro.

Ao longo dos últimos oito anos foram feitas várias melhorias, que se tornaram especialmente perceptíveis neste ano, quando a população notou o trabalho de revitalização da estrutura externa do prédio. Chamou a atenção porque a cor amarela substituiu os tons azuis que predominaram por vários anos nas paredes do imóvel.

Segundo a direção do hospital, a proposta foi devolver ao prédio as cores mais próximas possíveis da pintura original. Dessa forma, o imóvel de 1912, tombado como patrimônio, recebe a atenção merecida. A gerente de relacionamento da Santa Casa, Ariane Collaço Severo, fala com satisfação das mudanças colocadas em prática pela equipe do hospital. Mas ela destaca que as melhorias na fachada são apenas uma parte de toda a reestruturação pela qual a instituição passa.

“Começamos as mudanças de dentro para fora, e nessa nova etapa trabalhamos de fora para dentro, com mudanças mais significativas na recepção dos pacientes. Foram adaptações feitas com base em pesquisa com as pessoas que passaram pelo hospital, e que apontaram coisas que poderiam ser melhoradas”, diz Ariane, destacando o trabalho da ouvidoria como essencial nesse processo.

O resultado dos questionários deu à equipe uma meta: fazer com que o hospital se tornasse mais receptivo aos pacientes. Para isso, um complexo conjunto de ações, inspiradas na hospitalidade oferecida por hotéis, está sendo implementado. Isso passa por mais agilidade no atendimento, mais segurança e maior conforto aos pacientes e seus familiares.

 

Conforto

Ao mesmo tempo que a fachada principal da Santa Casa, de frente para a rua Francisco Búrzio, é revitalizada, ela passa por alterações importantes em sua estrutura periférica. Sem prejuízo de sua arquitetura original, a entrada do hospital irá receber uma marquise em vidro, sustentada por duas barras e uma estrutura metálica com 210 metros quadrados. “A marquise anterior encobria arcos históricos da fachada tombada, e às vezes ainda deixava pessoas debaixo da chuva. A nova irá cobrir toda a extensão da a?ea de entrada, além de contribuir para o aspecto visual da fachada preservada”, diz Ariane.

 

Segurança

A rampa de acesso também está sendo adaptada. Sua largura será ampliada de 2,2 metros para 4,2 metros, substituindo as atuais três escadas por um único acesso principal ornamentado por duas floreiras. Para acesso das ambulâncias e veículos de emergência, as rampas de acesso contarão com portão eletrônico, enquanto que gradis irão cercar o entorno. Isso deve garantir que somente veículos autorizados e devidamente identificados tenham acesso à entrada.

 

Agilidade

As mudanças no sistema de atendimento devem melhorar o fluxo de entrada e saída dos pacientes. Isso porque, além das melhorias estruturais, está em implantação, desde novembro, o novo sistema de call center. “Tínhamos muita reclamação com o sistema antigo. O novo formato vem sendo feito com menos uso de gravações e com opções mais simples e intuitivas que têm o propósito de dar dinâmica na atenção aos pedidos dos solicitantes”, explica Ariane.

 

Investimentos em oito anos

Desde 2010 foram investidos cerca de R$ 40 milhões em melhorias diversas do hospital Santa Casa, o que inclui a aquisição de novos equipamentos, ampliações estruturais e oferta de novos serviços. Um novo prédio passou a oferecer serviços de hemodiálise, houve investimento em laboratório, diagnóstico por imagem e em oncologia, além da área de TI, restaurantes e centro de especialidades. O hospital realiza, em média, 900 internamentos e um total de mais de 22 mil atendimentos a cada mês, sendo referência pelo SUS em parto de alto risco, oncologia e nefrologia.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.