em

Saúde busca mulheres que nunca fizeram preventivo em PG

As 51 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ponta Grossa e suas equipes realizam a busca ativa de mulheres que nunca realizaram exames preventivos e mamografia. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e, recentemente, sobre o câncer de colo do útero. Além de reforçar a busca por estas pacientes, os profissionais de saúde também irão repassar orientações e agendamentos de mamografia.

As atividades vão acontecer entre os dias 7 e 11 de outubro. As mulheres que estiverem dentro do perfil receberão data e horário para comparecer em sua UBS de referência. “Preparamos nossas equipes para reforçar esta atividade que já acontece. Desta vez o foco será nas mulheres que nunca realizaram os exames. Nossa intenção também é, além de fazer os exames, conseguir passar o maior número de informações e orientações sobre a importância do diagnóstico precoce”, destaca o médico e secretário adjunto de saúde, Rodrigo Manjabosco.

Atividades

A Fundação Municipal de Saúde também preparou uma série de atividades para este mês. A partir de sexta-feira (4), as unidades começam a receber palestras ministradas pelos profissionais, em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). As palestras serão sobre o tema 'Prevenção na saúde da mulher: coleta de exame Papanicolaou', com enfoque na prevenção do câncer do colo útero.

“Trata-se da sexta edição desse trabalho junto à comunidade, enfatizando a importância da realização do exame preventivo do câncer do colo uterino, informado as mulheres de que forma se dá a evolução desse tumor, a faixa etária mais afetada da mulher por esse câncer, importância da vacinação contra o vírus HPV (principal fator de risco para esse tipo de tumor)”, destaca a coordenadora do Centro Municipal da Mulher, Renata Moraes.

Profissionais de saúde irão repassar orientações e agendamentos de mamografia. (Foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.